A LUZ DO SOL QUE É DEUS!!

A LUZ DO SOL QUE É DEUS!!
PAZ E ALEGRIA!!!

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Dez passos para a conquista da honestidad e- Em O segundo Elo - Elizabeth Pereira.

                           




 Honestidade não é uma virtude e sim um conjunto delas,que vamos adquirindo paulatinamente ao longo de nossa caminhadade maneira individual e progressiva. A honestidade segue esta ordem:verdade,sinceridade,seriedade,inceridade,doçura,confiabilidade,retidão,dignidade,misericórdia,pureza,autoridade.
 Na ausencia de uma só destas virtudes,não há honestidade. O individuo que estagia na primeira é verdadeiro,na segunda é verdadeiro e sério,na terceira é verdadeiro, sério e sincero, e assim sucessivamente,mas ele só poderá ser chamado honesto quando chegar à ultima virtude: a autoridade. A honestidade é inflexível,pois se é ou não honesto. Não se pode ser muito honesto ou um pouco honesto,pois um minimo de desonestidade abre exceções para atos ilicitos e, onde há um só ato ilicito,por menor que seja,não há honestidade.

Começamos nossa escalada ( para a honestidade) em busca desse tesouro no momento em que alcançamos a verdade.Ser VERDADEIRO é o ponto de partida. na medida em vencemos a tendência à mentira,estamos de posse do melhor conceito sobre nós mesmos. Dizer averdade é não se contradizer,é se preparar e preparar os outros para enfrentar a vida como ela é. Mentir é roubar,de alguém ou de nós mesmos,o direito à verdade. Ser verdadeiro nos livra de penosas culpas.Ser verdadeiro,pode salvar vidas:não foi por acaso que o falso testemunho foi citado como crime no Decáogo,o conjunto de leis perfeitas. Ser verdadeiro quando cometemos um erro é assumir nossa culpa.Somos caridosos com os outros implicados no mesmo desacerto que a falta com a verdade condena em nosso lugar.Dizer a verdade sempre é um ato de coragem,principalmente a verdade a nosso respeito

Se a pessoa consegue dizer a verdade em todas as circunstancias,sem jamais mentir para ninguém ou para si mesma, nãos eria já uma pessoa honesta?(...) - Conheci um homem verdadeiro,tão verdadeiro que respondia afirmativamente a qualquer um que lhe perguntasse se ele havia matado a esposa e desviado dinheiro da empresa que trabalhava.Ao ser interrogado pela polícia,não mentiu;contou a verdade no julgamento e foi condenado a 24 anos de prisão,saindo por bom comportamento nametade da pena.Hoje,livre,casou-se com a amante e goza da fortuna da empresa arrasada. Asseguro-lhe que ele é totalmente verdadeiro. MAs acha que depois de cometer adultério,assassinato e roubo,ele pode ser qualificado como honesto?"(...) Mas Mas ele se encontra a caminho!

O próximo passo é a SERIEDADE. Em posse da verdade, é imprescindivel que tenhamos a seriedade para lidar com ela.Sabendo que não conseguimos mentir,passamos a policiar nossos atos com seriedade,procurando agir de maneira menos reprovável possível. Cônscios de que não conseguiremos ocultar nosos atos,procuramos agir melhor e adquirimos seriedade a cada ato. Mas isso não basta. Um homem verdadeiro e sério não da um golpe numa empresa onde trabalha,pois isso lhe custará o emprego,e não mata a esposa porque não quer ser preso. A seriedade o faz medir as consequencias. Não expõe sua reputação de homem sério. Porém ele não reluta em arrasar o concorrente ou trair sua esposa,alugando corpos de jovens mulheres, e não se sente constrangido em confessar estes gestos tão levianos que considera como vantagens.

Ser verdadeiro  e sério não basta. Por isso,imediatamente após a seriedade é preciso que venha a SINCERIDADE. Um homem verdadeiro,sério e sincero já não consegue negar seus sentimentos e anseios. A sinceridade o impulsiona a agair de maneira a não trair a si mesmo;por isso,dizemos que a sinceridade é uma das virtudes da honestidade que precisa ser adoçada para não ferir o próximo. nesse estágio,o homem mantém uma postura inabalável na empresa que o emprega. MAs ainda age de maneira cruel para com o concorrente. Quando trai a esposa, não hesita em abandona-la para viver um romance novo. Mesmo que se arrependa e volte atrás,ele não deixa de viver o arrebatamento da paixão fugaz,magoando a companheira. Em contrapartida,quando volta não trai mais pois é sincero. E assim ele se torna confiável. 

Ao se tornar CONFIÁVEL, o homem tem aquela postura inabalável no trabalho não mais por medo de perder o emprego e sim porque mereceo cargo que ocupa ea confiança que lhe foi outorgada. Na batalha com o ocncorrente procura ser escrupuloso,sem a esperteza asquerosa dos homens que querem levar vantagem em tudo. Com a esposa , desenvolve a empatia e a confiança mútua, não desmerece a confiança que adquiriu. não consegue mais não ser confiável e, sem esforço, mantém-se fiel a ela e a si próprio.

Poderiam me dizer: mas isso não basta? E eu diria: não. Ainda não podemos chamar de honesto este homem,pois a honestidade,como disse antes é inflexível.

Quero que vocês tomem o fator trabalho como honestidade material e o fator casamento comohonestidade moral agora. Pois logo após a confiabilidade vem a  RETIDÂO. Reto quer dizer  que não apresenta nehuma curvatura ou desvio. ser um homem reto não é apenas ser leal à familia e ao trabalho. Não é apenas não apoderar-se tampouco dos sentimentos alheios,tiranizando os mais fracos. O homem reto é aquele que,além disso,não sedesvia do CAMINHO DE DEUS,que tem peito para seguir JESUS e ser seguido por ele para casa e o trabalho, que professa sua fé sem medo em todos os ambientes onde permanece. Que estende a mão aquele que encontra no caminho e nao teme FAZER O BEM, que não receia dividir para multiplicar  os talentos e tem como lemaa máxima de FAZER AOS OUTROS APENAS O QUE GOSTARIA QUE LHE FOSSE FEITO.

A conquistas eguinte é a DIGNIDADE. Esta só nos vem com a sensação de DEVER CUMPRIDO NO CAMINHO DO BEM. È nesse estágio que  devemos arrancar o ORGULHo que nos envenena a alma e às vezes não nos permite perdoar a uma ofensa que, na verdade, já fi superada pelo simples fato de que achamos que isso nos fazparecer fracos. Ter dignidade é ter nosso próprio ponto de vista do que é fraqueza ou fortaleza. PErdoar é ter força. Não podemos ser dignos se não dignificamos alguém com nosso perdão. Não há dignidade em um coração repleto de mágoa. Não há dignidade no orgulho ferido, e sim nele morto. Então,amigos,não se esqueçam: não se pode ser honesto comum coração empedernido pelo orgulho,pois este mente a respeito da gravidade da ofensa sofrida e da pequenez da cometida,e a verdade é a primeira virtude da escalada magna.

O coração livre é o que traz a virtude seguinte:a MISERICÒRDIA. O homem digno tem o coração bondoso,não mais prende ao mal, se rejubila em fazer a vontade do Pai e amar sem limites. Suas virtudes o elevam ao estado de pureza que enterneceos demais,que o amam pelo que ele é e desejam ser iguais a ele. Torna-se um líder,não precisa se esforçar para fazer valer a ordeme amoral. Tem autoridade, é honesto.

Vejambem, meus amigos: ser honesto é bem mais do que não tirar proveito material ou moral d outrem. È, antes de mais nada,não nos roubar o direito de sermos nós mesmos. È fácil taxar uma pessoa como desonesta. Dificil é assumir que só percebemos um defeito quando o conhecemmos bem. O homem honesto não vê a desonestidade do outro,pois não a conhece."

**************************** cONTINUA  NA PRÓXIMA PUBLICAÇÃO************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paz e Alegria! Sua contribuição é muito importante para nosso aprendizado! Compartilhe suas idéias! Sugira novas fontes de pesquisa,filmes, livros,videos sobre o tema!