A LUZ DO SOL QUE É DEUS!!

A LUZ DO SOL QUE É DEUS!!
PAZ E ALEGRIA!!!

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

por Bella Burgos - JEMB.

Hoje,decidi iniciar nossas postagens do dia com uma pequena reflexão minha.Sem a pretenção de nada mais do que me comunicar. Deixar vazar,esvaziar esta avalanche de pensamentos que habitam a minha mente nos últimos dias. Estamos desenvolvendo este  mês, uma coletânea de postagens sobre renovação espiritual, planejamennto para 2011,reforma íntima,etc.
Falamos de vida, fazemos planos mas esquecemos que em nossa caminhada encontraremos  a transformação/passagem chamada morte, que faz parte do destino de todo ser humano.
Mas enquanto isso a vida continua acontecendo, fazendo concretizar as nossas programações reencarnatórias e a do nosso planeta. As mortes coletivas continuam ocorrendo intensamente,a migração do estágio de planeta de expiação para regeneração,para um planeta mais amoroso e solidário, acontece diante de nós,basta ler o noticiário e perceber.




 De outro lado,nós,parte integrante deste processo vivemos nossas proprias transições.Tenho um tio-amigo que se  encontra num leito de hospital ,sedado, aguardando o seu coração para de resistir.Ele vivia plenamente.Trabalho, filhas,amigos e há apenas dois meses, uma única dor e um diagnóstico ,câncer em estágio terminal, sem possibilidade de tratamento ou medicamentos. E,hoje,os médicos informaram que é questão de horas.Todos passaram pelo seu leito para se despedirem .Olharam, oraram e continuaram a passar. Ele está a  caminho do reencontro pleno consigo mesmo. Sem barreiras, sem esquecimento como atenuante. Se reconciliando com sua própria história

Não presenciei mas soube de algumas observações suas, num momento de relativa trégua da doença,após uma transfusão de sangue. Falava com voz fraca,quase inaudível.
Dizia as filhas: " - Está vendo quando eu digo para rezar todo dia.VIU COMO ESTÁ SENDO FÁCIL?"
"_ Não se revoltem com Deus por isso".
" _ Quando eu me sinto pior, nas crises, me sinto balançando como se estivesse num barco".                      ( bem sabemosdo que se tratou,não é amigos?)

Me surpreendeu estas colocações, que transcrevi conforme me foi narrado.Ele era reconhecidamente medroso, não gostava de hospital e estava agora tão forte diante desta díficil transição.
Sua esposa , leal companheira,sempre ao lado, se desdobrando em cuidados, fortalecendo-o e as filhas apesar de todo sofrimento. Toda despedida por mais curta que seja o tempo que se ficará distante é sempre muito dolorida. E, nossas certezas, quase sempre são vacilantes diante da dor.

Isso tudo me fez refletir  em qual é o verdadeiro sentido da vida? Por que falamos tanto da vida espiritual,mas agimos  no nosso dia-a-dia como se ela fosse algo distante,como tivessemos todo o tempo do mundo? Por que só nos concentramos efetivamente na nossa vida espiritual quando estamoscon-vivendo em nossa casa,templo religioso?Por que damos pouco tempo, pouca importância a verdadeira prática dos principios e leis espirituais do Cristo?

Você deve está pensando: Que exagero! pergunto,então a você: quantas horas do seu dia, sua semana, seu mês, seu ano você usou para a sua vida espiritual, para cuidar do ser espiritual que é você em 2010 ? E o que planeja , no mesmo sentido, para 2011? Se você faz parte daquelas pessoas que faz uma listinha de metas para o ano que começou ( feito eu!), dê lá uma espiadinha rápida e veja quantas metas espirituais você registrou . Eu reli a minha. Pouco ou quase nada,tinha lá especificamente espiritual. Estudo,trabalho, familia. Acredita que nao tinha na minha lista nenhum defeito a vencer, nenhum hábito a mudar , ninguém com quem me reconciliar,nenhuma tarefa nova a assumir?!!

Se temos a consciência que estamos aqui,nesta encarnação, numa stapa espiritual para expiação e evolução, por que  consideramos a vida espiritual  real como aquela que teremos após desercarnarmos? É comum escutarmos dizerem quando alguém desencarna: " _ Foi para  o mundo espiritual". "_ Vamos sintonizar com o mundo espiritual".
E aqui,então, que mundo é este?!Não é a terra uma escola espiritual?!!

Se estamos aqui para nos aprimorarmos,para provarmos que verdadeiramente mudamos, se as ações/decisões que tivermos aqui neste mundo, encarnados, definirão nosso estado espiritual futuro, como consequência das leis de causa e efeito , ação e reação, então este mundo é totalmente espiritual - o laboratório do espírito.

Nenhuma ação, pensamento, emoção nossa aqui deixará de ser registrada no livro espiritual da vida,sendo avaliadas na contabilidade divina na definição de nossas penas e gozos futuros.
Se é assim, por que não atentamos para isso?
Vivendo no automatismo,casa,trabalho,estudo,lazer,viagens?!
Santo Agostinho falou da avaliação  que deveríamos fazer ao final de cada dia. Será que  pelo menos fazemos isso uma vez no mês? !

Percebi,que  falar do evangelho do Cristo é muito fácil mas experencia-lo em cada momento de nossa vida, por mais simples que seja,é tarefa muito árdua. Porque precisariíamos orar e vigiar integralmente,a cada instante. Vigiar para não reagir diante dos acontecimentos com ira, impaciência, orgulho, vaidade.
Quando digo momentos simples, falo de calar aquela resposta rispida que sentimos o ímpeto de dar quando alguem contraria nossa opiniao ou gosto.A paciência com aquele parente difcil que nos tira do sério. De reconhecer um erro e humildemente pedir desculpas ( sem cair na tentação de achar que mudando de atitude a pessoa vai entender que você se arrependeu - isso é orgulho), de perdoar uma traição, de não fazer comentários maldosos mesmo com aquelas pessoas "impossíveis".


A vida espiritual é uma só.Contínua.Com vestimentas diferentes , só isso. Precisamos  ficar alertas para isso, orar mais, sintonizar com nossos amigos espirituais e criar metas diárias de melhoramento espiritual.
Um passo de cada vez.

 Podemos nos concentrar na vida espiritual sem perdermos a alegria de viver o esplendor que é a nossa encarnação.Verdadeira prova do imenso amor do criador por cada um de nós, transbordando  sua graça e sua misericordia  a cada momento.

Escrevo isso para mim mesma. Por isso falarei na primeira pessoa.Não tenho direito de avaliar ninguém. E, talvez, você também possa refletir sobre esta minha conversa, um monologo.

Precisamos nos reconhecer verdadeiramente como espíritos eternos.
Deixar de tratar a morte como uma surpresa de mal gosto, como algo sobrenatural.

 Falo de superação, mas trago em mim o medo que meus filhos morram.
Este temor me atormenta. Então,reflito : Que tipo de fé é  a minha na continuidade da vida que não evita que eu pense e me sinta assim? Eu respondo. Vivo pouco para o evangelho do Mestre, penso pouco nas suas lições, oro  mais para pedir ou mais intensamente quando sofro. Vivo ocupada com meu trabalho,minha casa,meus filhos, meu esposo, contas a pagar,coisas para fazer. Vivo perdida dentro de mim mesma porque ainda nao consigo me ver em primeiro lugar como um espírito e,sim, como pessoa humana.Eu ainda nao deixei minha fé atingir o tamanho do grão de mostarda,ela ainda nao chega a tanto.

Acredito que a cada um cabe seu livre arbitrio, sua avaliação e decisão sobre seu destino.

Não estou sendo severa demais, só realista.Não estou dando um jeito de me desculpar de nao viver mais amplamente a tarefa do amor , na seara do Cristo. Não vou dizer que é o cansaço, a falta de tempo, de dinheiro, a familia. Não. Se não faço mais é porque decidi nao fazê-lo. E o tempo perdido é sempre uma lamentação no mundo espiritual.

Mas esta atitude realista também me acresce porque começo a entender que tudo é amor. Que no dia que eu me amar de verdade, vou querer uma situação espiritual melhor. Não vou mais adiar.Não vou mais procurar desculpas. Vou arranjar tempo,vencer o cansaço,conversar com a familia. Vou deixar de ser um espírito de boa vontade para ser um espírito de vontade forte. E, quando fraquejar, buscarei forças neste amor imenso de Deus por mim para recomeçar. Porque agora entendi o primeiro e maior mandamento: "_ Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo COMO A TI MESMO."

Precisamos cultivar o auto-amor,o auto perdão e fazer um novo final para esta encarnação.Sem dores,nem sofrimentos, sem mágoas, sem resentimentos.E,se nao conseguirmos desta vez, pelo menos ja estaremos no caminho certo. E, quem sabe,em nossa hora derradeira nesta vida , possamos também dizer em meio a dor

                                             " - VIU COMO ESTÁ SENDO FÁCIL?"






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paz e Alegria! Sua contribuição é muito importante para nosso aprendizado! Compartilhe suas idéias! Sugira novas fontes de pesquisa,filmes, livros,videos sobre o tema!