A LUZ DO SOL QUE É DEUS!!

A LUZ DO SOL QUE É DEUS!!
PAZ E ALEGRIA!!!

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

TATUAGENS, PIERCINGS E OUTROS ADEREÇOS SOB O PONTO DE VISTA ESPÍRITA


 TATUAGENS, PIERCINGS E OUTROS ADEREÇOS SOB O PONTO DE VISTA ESPÍRITA

Alguém nos questionou se se usar uma tatuagem na pele teria influência sobre o perispírito. Há dirigentes de casas espíritas advertindo que todas as pessoas que fizeram ou pensam em gravar tatuagens ou usar piercings, automaticamente estarão em processo de obsessão. Alguns cristãos baseiam-se nas Antigas Escrituras, onde encontramos advertência aos israelitas de “que não deveriam marcar o corpo, fazer cicatrizes com açoites como autoflagelo, por nenhum motivo.”.(1)
Conhecemos líderes espíritas convictos de que pessoas que tatuam o corpo inteiro ou o enchem de piercings são espíritos primários que ainda carregam lembranças intensas de experiências pretéritas, sobretudo dos tempos dos bárbaros, quando belicosos e cruéis serviam-se dessas marcas na pele para se impor ante os adversários.
Positivamente não identificamos pontos de caráter prático no uso de tatuagens, especialmente se a lesão imposta ao próprio corpo for por mero capricho. Isso sim, refletirá invariavelmente no perispírito, já que, sendo o corpo físico (templo da alma) um consentimento divino para nossas provas e expiações, devemos mantê-lo dignamente protegido e saudável. Entretanto, será que o uso de piercings e tatuagens sobrepujam qualidades morais? Quem pode penetrar na intimidade do semelhante e saber o que aí ocorre?
Sob a percepção histórica, a tatuagem é uma técnica ancestral que se esvai na memória cultural das civilizações. Antigamente eram aplicadas para marcar o corpo de um escravo com o símbolo do proprietário. Gravavam-se os corpos das prostitutas com o emblema de um reino, governo ou estado. Servia também para estigmatizar o corpo da mulher adúltera. Ainda hoje é tradição o seu uso no corpo de príncipes de tribos beduínas, africanas e das ilhas do pacífico.
Presentemente, servem para marcar o corpo de membros de gangues, grupos de atletas esportistas (surfe, motociclismo), "beatniks" (movimento sociocultural nos anos 50 e princípios dos anos 60 que subscreveram um estilo de vida antimaterialista, na sequência da 2.ª Guerra Mundial.), hippies, roqueiros e alastrados principalmente entre jovens comuns dos dias de hoje.
Os que se tatuam devem procurar identificar seus motivos íntimos. Recordemos que o corpo é o templo do Espírito e não nos pertence, portanto, é importante preservá-lo contra agressões que possam mutilar a sua composição natural. Há os que usam vários brincos, piercings e outros adereços. Haveria a mutilação espiritual por causa desses apetrechos? Talvez sim, provavelmente não! O certo é que o perispírito é efetivamente lesado pela defecção moral, desequilíbrio emocional que leva a suicídios diretos e indiretos; vícios físicos e mentais, rancores, pessimismos, ambição, vaidade desmesurada, luxúria.
Esfola-se o corpo espiritual todas as vezes que se prejudica o semelhante através da maledicência, da agressividade, da violência de todos os níveis, da perfídia. Destarte, analisado por esse prisma, os adereços afetam menos o corpo perispirítico. Principalmente porque na atualidade muitos desses adornos que ferem o corpo físico podem ser revertidos, já na atual encanação, e naturalmente não repercutirá no tecido perispiritual.
André Luiz elucida que o perispírito não é reflexo do corpo físico; este é que reflete a alma. “As lesões do corpo físico só terão, pois, repercussão no corpo espiritual se houver fixação mental do indivíduo diante do acontecido ou se o ato praticado estiver em desacordo com as leis que regem a vida.”.(2) As tatuagens e as pequenas mutilações que alguns indivíduos elaboram como forma de demonstrar amor a exemplo de alguém que grava o nome do pai ou da mãe no corpo de modo discreto não trariam, logicamente, os mesmos efeitos que ocorreriam com aqueles que se tatuam de modo resoluto, movimentados por anseios mais grosseiros.
Curiosamente, muitas pessoas, retornando ao plano espiritual, podem optar pelo uso dos adornos aqui discutidos. Segundo o autor do livro Nosso Lar, “os desencarnados podem, sob o ponto de vista fluídico, moldar mentalmente e de maneira automática, no mundo dos Espíritos, roupas e objetos de uso e gosto pessoal. Destarte, é perfeitamente possível, embora lamentemos, que um ser no além-túmulo permaneça condicionado aos vícios, modismos e tantas outras coisas frívolas da sociedade terrena.”.(3)
No que concerne às tatuagens especificamente, por ser um tipo de insígnia permanente, pode, sem dúvida, ocasionar conflitos mentais. A começar na atual encarnação, quando chega a ocasião em que o tatuado se arrepende, após ter mudado de idéia, em relação à finalidade da tatuagem. Concebamos que seja o apelido, sobrenome, o desenho ou algum emblema de alguma pessoa que já não estima, não ama ou qualquer outra silueta que já não aceita em seu corpo. Então, o que era um mero enfeite, culmina cansando a estética e torna-se um problema particular de complexa solução.
Então, por que a pessoa se permite tatuar? Nas culturas primitivas se usavam tatuagens com finalidades mágicas, para evocar a interferência de divindades, para o bem ou o mal. Hoje é, para muitos indivíduos, uma espécie de ritual de passagem, envolvendo a integração num grupo. Pode ser também de identificação. Pela tatuagem a pessoa está dizendo algo de si mesma.
Nas estruturas dos códigos espíritas não há espaços para proibições. Não obstante, a Doutrina dos Espíritos oferece-nos subsídios para ponderação a fim de que decidamos racionalmente sobre o que, como, quando, onde fazer ou deixar de fazer (livre-arbítrio). Evidentemente que não é o uso de tatuagens que retratará a índole e o caráter de alguém. Todavia, não podemos perder de vista que alguns modelos de tatuagens, com pretextos sinistros, podem ser classificados (sem anátemas) como censuráveis e inadequados para um cristão de qualquer linhagem.
Nesse contexto, é importante compreender a pessoa de forma integral. As características anunciadas no corpo são resultados de seus estados mentais, reflexos das experiências culturais, aprendizados e interpretação de mundo. Como dissemos, o Espiritismo não proíbe nada e fornece-nos as explicações para os fenômenos psíquicos. Assim sendo, as recomendações doutrinárias não combatem, porém conscientizam! Não são indiferentes aos dramas existenciais e demonstram como edificar e marchar no mais acautelado caminho.
Dissemos que o uso piercings e outros adereços e da própria tatuagem por si só não caracteriza alguém com ou sem moralidade. Investiguemos porém as causas dessas atitudes. Quais sãos os anseios, os sonhos, as crenças dos que cobrem seus corpos com tais marcas? Tatuagens, piercings, são estágios transitórios. Importa alcançar, porém, se tais indivíduos estão mutilados psíquica, emocional e espiritualmente. O que os conduz muitas vezes a despedaçar a barreira da ponderação e do juízo? Por que atentam contra si submetendo-se a dores e sofrimentos incompreensíveis? Para uns o motivo é o modismo. Outros, todavia, ainda se acham atrelados a costumes de outras existências físicas e trafegam do mundo inconsciente para o consciente, derivando na transfiguração do corpo biológico.

Perante questões controversas, as mensagens kardecianas buscam na intimidade do ser o seu real problema. Convidam-nos ao autoconhecimento e ao estágio do auto-aprimoramento. Sugere-nos sensatez, autoestima, altivez, comedimento e a busca incessante de Deus, o Exclusivo Ente, que facultara-nos completar de contentamento e paz de consciência.
Jorge Hessen
http://jorgehessen.net

Referência bibliográfica:

(1)    Levítico 19.28; Deuteronômio 14.1-2.
(2)    Xavier, Francisco Cândido e Vieira , Waldo. Evolução em dois mundos, ditado pelo Espírito André Luiz, Rio de Janeiro, Ed. FEB, 1959
(3)    Xavier, Francisco Cândido. Nosso Lar, ditado pelo Espírito André Luiz, Rio de Janeiro: Ed. FEB, 1955

Comentarios postados no site www.amigoespirita.ning.com


Isaac Pimentel Comentário de Isaac Pimentel em 2 fevereiro 2012 às 12:26
Olá Marco... Pedindo carona novamente no seu comentário, pois cabe e é oportuno. Há uma maneira de minimizar o impacto quando da colocação de deias (na grande maioria das vezes, pessoais), ou opiniões. Quando o fizer, faço-o como quem serve um copo dágua, se você der pouco, não matará a sede, se você der muito, boa parte pode ser jogada fora, procure percerber o tamanho sede de quem tem dúvida, dai sirva-o, assim, e se a água for boa, muito provavelmente te pedirá mais. A onde isso se encaixa aqui? Quem usa tatuagem, piercing... será que já não mediu a consequência dos seus atos, ou de que maneira seria vista a sua atitude.  Quem somos nós, que, de passagem, pretendemos ter proprieade para dizer ao nosso semelhante, o que é certo ou errado, o que é bonito ou o que não é? Será que eu, no contexto de vida do outro, faria melhor, ou pior? Temos que limitar ao pouco que nós é possível, e no pouco que consigo ver, penso que, qualquer adorno, pode ser por necessidade de saude, pode ser estética simplesmente, ou pode as duas. Mas o importante é que o bom gosto em tal expressão seja via bom senso.  Se isso acontece, a pessoa está em paz consigo mesma e contente, então está tudo, dentro do meu nível de consciência e percepção, na mais perfeita ordem. Além do mais, tem muita gente que não tem marca alguma no corpo, mas na alma e na consciência existem estigmas que eu não teriam coragem de olhar, e para esses irmãos, no mínimo nossas orações. Um grande abraço.
Marcos Paterra Comentário de Marcos Paterra em 2 fevereiro 2012 às 11:02
“Pergunta: A obrigação de respeitar os direitos alheios tira ao homem o de  pertencer-se a si mesmo?  Resposta: De modo algum, porquanto este é um direito que lhe vem da  natureza.”(  trecho retirado de “O Livro dos Espíritos” questão  827)
Marcos Paterra Comentário de Marcos Paterra em 2 fevereiro 2012 às 11:02
Muitas vezes iludidos por mal doutrinadores presos em seus próprios paradigmas culturais, damos inicio á uma cultura erronia de visão sobre um ou outro assunto. A tecnologia esta ai, e mesmo assim, existem dirigentes que não sabem nem mesmo ligar um PC... se não houver uma adaptação tecnológica, um aprimora mento nos estudos... e principalmente... Separar os achismos e informações de romances dos científicos e/ou doutrinários. Já vi Dirigente em uma palestra dizendo que Jesus tinha “copo Fluídico”... Puxa isso é Roustaing puro... e bate de frente com os ditos da codificação...e esse homem prega em uma instituição que tem frequência mais de cem pessoas, e nesse ponto pensamos como é a evangelização? É assim também com relação aos piercings e tatuagens... Presos em paradigmas culturais e erros doutrinários “pregam” asneiras... e pior ...isso norteia seus adeptos. Por isso é comum encontrarmos pessoas confusas e mal informadas nas redes sociais e/ou Centros espíritas que hora visitamos, e mais...acreditam piamente nas “más informações” que possuem...afinal quem os ensinou é dirigente...é evangelizador a mais de vinte anos...Pois é! Estudar, criticar, levantar duvidas... PESQUISAR... é o mínimo necessário para separar o que aprendemos de errado ou de certo. “A razão humana confunde-se muitas vezes com o orgulho disfarçado de quem se considera infalível. Daí a necessidade de cultivar-se a humildade, juntamente com o amor a Deus e ao próximo, síntese de todos os deveres daqueles que já se convenceram de que os homens estão longe de chegar ao apogeu de sua trajetória infinita.” (Allan Kardec, no item VII da “Introdução” de O Livro dos Espíritos.) Quanto ao assunto em foco, existem sim aqueles que fazem tatuagens e colocam adereços com intenções maléficas... Assim como tem aqueles (como eu) que tem por apenas vaidade ou para dizer algo a alguém....sim existem também aqueles que o fazem por lembranças inconscientes ( ou do subconsciente) de uma outra vida, onde na outra vida pode ter usado p/o mal...ou para o bem!!!! Além do que O ato de “marcar o corpo” é nosso...se ouve influencia espiritual volto a insistir... Somos nós quem a atraímos e somos nós que somos fracos em obedece-la. Temos de ter discernimento tanto quando vamos fazer tatuagens e etc...como com quem as faz... O “Ato” não é questionado... e sim seus motivos. “Cabe aos espíritas, que conhecem a outra face da existência, medir a distância qualitativa entre o entregar-se às forças negativas do passado, como escravos de uma situação miserável entre os homens, e o ato de empossar-se nos seus direitos de criatura humana em evolução, avançando na direção dos anseios superiores da sua consciência humana”.( PIRES, J. Herculano. Mediunidade - Vida e Comunicação. Cap. VIII. São Paulo. Ed. Paidéia. 1978.) Abraços
Regih Silva Comentário de Regih Silva em 2 fevereiro 2012 às 0:10
Generalidades,Sofismas,Preconceitos e Radicalismos,não pertencem a Doutrina Espírita. Fiquemos de olhos bem abertos para tais conceitos!
Tânia Regina Saldanha Lellis Comentário de Tânia Regina Saldanha Lellis em 1 fevereiro 2012 às 21:11
Irmãos, que bom  quando aprendemos com a diversidade e com depoimentos esclarecedores.Sou adepta das tatuagens( possuo duas), porém concordo que a superioridade moral das pessoas se resume nos atos e ações que praticam. Luz e paz. 
Ceumar das Graças Musmanno Comentário de Ceumar das Graças Musmanno em 1 fevereiro 2012 às 19:02
Mais uma ve, Marco Paterra, parabéns pelo comentário! Os que se julgam em um padrão superior podem ter sido terríveis bárbaros no passado. As vezes as palavras soam com muito peso mas toda opinião é importante e estimula o debate. Sou espírita mas gosto de me vestir num estilo fashion, adoro chapéus, jóias e bijuterias finas e as pessoas que me conhecem dizem que sou estilosa. Bem, não estou dizendo isso para me gabar, longe disso, ssou uma pessoa comum e não acho que o meu estilo seja diferente, mas o que me fez citar isso é que, cada um tem o seu estilo e se este lhe faz bem, ajuda na auto-estima, por que condenar? Tenho sete tatuagens lindas que significam coisas boas e vou fazer uma oitava. Não me arrependi de fazê-las e posso afirmar que na época, "elas me ajudaram" a passar bem em uma fase desagradável em minha vida.
Ceumar das Graças Musmanno Comentário de Ceumar das Graças Musmanno em 1 fevereiro 2012 às 18:49
Bem Fausto, acho que você foi infeliz em generalizar as pessoas que se tatuam como seres inferiores, pois ofendeu a muita gente, inclusive eu. A inferioridade ou a superioridade moral não está nos adornos que se usa ou em expressões mais marcantes como a tatuagem, e sim nas ações e pensamentos que "imprimem" em nossa aura o nosso verdadeiro caráter, as verdadeiras marcas da inferioridade moral ou a luz que irradia da nossa alma. Esse pensamento preconceituoso só serve para julgar equivocadamente as pessoas por falsos valores de uma sociedade voltada a hipocrisia e falta de respeito. As sociedades mais evoluídas são menos preconceituosas. Os povos mais evoluídos culturalmente não costumam criticar as pessoas por usarem chapéu, o que aliás, além de ser elegante, protege do sol escaldante e também do frio intenso. Não riem quando uma pessoa usa adornos diferentes ou roupas muito coloridas e assim por diante... Os que assim procedem, criticando e rindo dos outros só porque possuem um diferencial, precisam de uma auto-análise antes de julgar as pessoas e ver o que está errado consigo mesmo.
Marcos Paterra Comentário de Marcos Paterra em 1 fevereiro 2012 às 17:23
Finalizando o complemento: Fausto... a exposição das ideias é sempre bem vinda independente de quais são... porem devemos tomar o cuidado de medir nossas falas... muitas vezes magoamos ou ofendemos sem nem sentir... Isso não é proposital, mas a relação com o outro é sempre complicada... Sou articulista como bem sabe... graças a Deus muito gostam de meus artigos...mas tem aqueles que criticam e até me ofendem por acharem errado isso ou aquilo... Bem... não posso agradar a todos... e nem você!!! A lista é eclética e benevolente... Essa é uma vantagem... desde que sejamos também. Isaac mediu com genialidade suas colocações...Parabéns. Abraços
Marcos Paterra Comentário de Marcos Paterra em 1 fevereiro 2012 às 17:18
Complemento; Os mesmo pacificadores de hoje podem ter sido ferozes bárbaros no passado...Evolução!!! Se na passado usavam um machado...hoje cortam com as palavras...tudo é relativo...Carl Gustav Jung nos mostra com o consciente coletivo pode ajudar nesse ponto... e também devemos lembrar a simbologia dos objetos(arquétipos ) ... Um martelo e uma foice tão venerado por uns...Tão abominado por outros... A Virgem Maria... Simbolismo da mãe sofredora e/ou da mãe do ser divino ( símbolo materno). Em resumo a mente é o B..A..BA do livre arbítrio. “O inconsciente coletivo é a formidável herança espiritual do desenvolvimento da humanidade que nasce de novo na estrutura cerebral de todo ser humano. A consciência, ao invés, é um fenômeno efêmero, responsável por todas as adaptações e orientações de cada momento, e por isso seu desempenho pode ser comparado muitíssimo bem com a orientação no espaço. O inconsciente, pelo contrário, é a fonte de todas as forças instintivas da psique e encerra as formas ou categorias que as regulam, quais sejam precisamente os arquétipos. Todas as ideias e representações mais poderosas da humanidade remontam aos arquétipos Isto acontece especialmente com as ideias religiosas. Mas os conceitos centrais da Ciência, da Filosofia e da Moral também não fogem a esta regra. Na sua forma atual eles são variantes das ideias primordiais, geradas pela aplicação e adaptação conscientes dessas ideias à realidade, pois a função da consciência é não só a de reconhecer e assumir o mundo exterior através da porta dos sentidos, mas traduzir criativamente o mundo exterior para a realidade visível. ”(Retirado do Artigo: “Estrutura da Alma” de Carl Gustav Jung) Inté mais
Marcos Paterra Comentário de Marcos Paterra em 1 fevereiro 2012 às 17:10
Oi Pessoal; Isaac, Fausto, Mônica, Catarina... as adaptações conforme nossa cultura regional é quase que um vinculo evolutivo, em alguns Países ver homens de mãos dadas é sinal de amizade sincera... porem nesses mesmos Países a homossexualidade é considerada crime e o enforcamento publico é a pena. Cultura .. Em alguns locais usam-se colares no pescoço... em quantidade tão absurda e por tanto tempo que se tirar a mulher morre (quebra o pescoço) Portanto temos de analisar com cuidado... Mais importante que tatuagens e pirsens são nossas atitude e os por quês as tomamos. “Nossa convivência social nos obriga a assumirmos papéis ou máscaras sociais, a fim de conseguirmos lidar com o mundo. Não é possível mostrar aspectos negativos todo o tempo, pois as pessoas não nos suportariam, razão porque não podemos prescindir das máscaras. Além disso essas personas são importantes formas de aprender as regras básicas dos relacionamentos humanos.” ( Trecho retirado do livro: “Psicologia e Espiritualidade – Cap. Autodescobrimento, Pag.67 ; autor : Adenáuer Marcos Ferraz de Novaes- Ed. Fundação Harmonia; Salvador/BA 1999.
fausto Comentário de fausto em 1 fevereiro 2012 às 16:34
valeu a todos ate uma próxima oportunidade de formar uma rede de amigos espiritas 
Isaac Pimentel Comentário de Isaac Pimentel em 1 fevereiro 2012 às 16:25
Meu mano veio Fausto... O mais importante amigo Fausto, foi ter o prazer de conhece-lo e discutir com você alguns aspectos do tema abordado. Estamos aqui para aprender e dar graças a Deus por ter essa oportunidade. Ainda de quebra, tivemos a atenção de Catarina, Monica e Mauricio, veja que felicidade a nossa! Muito obrigado por me ajudarem a aprender um pouco mais. Um grande abraço.
Catarina Carvalhaes dos S. Muñoz Comentário de Catarina Carvalhaes dos S. Muñoz em 1 fevereiro 2012 às 16:11
Belo esclarecimento Monica Dib! Gracias!
fausto Comentário de fausto em 1 fevereiro 2012 às 16:03
chico chavier usava chapeu alguem dever ter o perguntado por que se era para proteção, ou beleza. o meu pai usa chapeu desde a infancia como proteção do sol e da claridade para as vistas pode ser que chico chavier tambem usa-se para prroteção não sei o notivo que ele usava chapeus alguem sabe
Monica Dib Comentário de Monica Dib em 1 fevereiro 2012 às 15:57
Essa capacidade de "relativizar" - termo antropológico que significa tentar entender um aspecto cultural de acordo com aquela cultura que se pretende estudar, e não de acordo com seus valores- exige muitas vezes treinamento e desprendimento que só adquirimos ao longo dos anos.Fomos educados de modo a aceitar o igual e rejeitar o diferente.Muitas vezes isso influencia nosso modo de ver a religião alheia, a cultura alheia, etc.Temos que admitir que estamos o tempo todo lidando com o preconceito nosso e dos outros.De vez em quando, me flagro com alguma atitude preconceituosa e procuro refletir do porquê dela.Isso é um desafio diário. Tatuagens e piercings podem ter diversos significados: expressão de rebeldia de jovens (dependendo de cada caso) ou podem simplesmente ser uma opção estética 9esconder uma cicatriz com uma tatuagem, por exemplo).Tem gente que acha bonito.Tem gente que "exagera", pintando o  corpo todo ou usando piercings de forma desmesurada.Como tudo na vida, depende de como se faz uso de uma coisa.É como o dinheiro: podemos matar por ele ou podemos construir muita coisa boa. Certa vez ouvi uma palestra espírita abordando o uso de piercings e a aplicação de tatuagens no corpo.O que achei interessante, foi o que o orador frisou: depende do apego que a pessoa tem ao corpo.O grau de apego que temos às coisas, isso é o que conta.Somos também tão apegados as nossas próprias convicções, que fica difícil sair delas.Tudo exige despendimento.Não é fácil, não....machuca o ego da gente.Mas é uma forma de treinar o desapego também e abrir novas formas de pensar e agir.
fausto Comentário de fausto em 1 fevereiro 2012 às 15:53
a minha colcação e simplesmente uma opnião que pode ser comparada e discutida e gerar novar discussoes não sou um estudioso dos conhecmentos divino. mais sou livre espor o que acho se deve aceitar ou não cada um de nos decide
Catarina Carvalhaes dos S. Muñoz Comentário de Catarina Carvalhaes dos S. Muñoz em 1 fevereiro 2012 às 15:52
Agradeço a ajuda Isaac !
Isaac Pimentel Comentário de Isaac Pimentel em 1 fevereiro 2012 às 15:38
Olá Catarina, Olá Mônica... Fausto... Me perdoe se insisto, mas é que ensinar por ensinar, ou por interesse velado, a maioria das religiões fazem, até por imposição dogmática. Só queria uma claridade, pois eu tenho a minha ideia a respeito do uso desse adornos, porém é sempre bom ver outros pontos de vista e repeita-los, divergentes ou não.  Só acho muito vaga a relação que é feita entre tatuagens, piercings... e a qualidade espiritual. Acho que uma pergunta pode colar bem isso. Procure as fotos de Chico Xavier de uma idade em diante, quantas você consegue com ele sem o chapeu? A maturidade do espírito de Chico Xavier é inquestionável. Então como fica a questão do símbolo que você pode adotar relacionado a trantornos de inferioridade. Estaria Chico Xavier, por causa do uso insistente do chapeu, não contente com o corpo físico criado pela divindade? Um dia, quem sabe, eu consiga, então, ser tão "inferior" quanto Chico Xavier, uma vez que ele é uma de minhas referências de maturidade espiritual. Um grande abraço. Ps.: Já pedindo desculpas a Chico Xavier por qualquer besteira que eu tenha falado!
Mauricio Brandao Comentário de Mauricio Brandao em 1 fevereiro 2012 às 15:37
Olá pessoas! " Dai a Cesar o que é de Cesar e dai a Deus o que é de Deus! mas podemos utilizar o dinheiro, para o bem do reino de Deus! Podemos utilizar uma faca para matar, mas podemos usá-la para cortar. Como podemos usar o carro para nos suicidar-mos ou para levar uma pessoa enferma ao hospital. Tudo na vida tem utilidade, ou entao nao existiria. Até o mundo da arte é nobre aos olhos de Deus, ou não vês no mundo a arte de Deus? Somos a prova viva da arte sublime do criador excelso. Somos até co- criadores junto com ele. Podemos melhorar muitas coisas na terra para o bem de nossos irmaos. Assim sendo, se a tatuagem estiver trazendo consigo alguma mensagem nobre, eu acho válida. Mas, se somente trás dor, lembranças tragicas, sofrimento e excesso de vaidade, cabe a nós, nao julgarmos nossos irmao, mas dialogar para que entendam a profundidade da filosofia cristã- espirita e focar a religacao espiritual invés de focarmos em coisas visiveis materiais! (desc. se viajei) Abraços a todos!  
Regih Silva Comentário de Regih Silva em 31 janeiro 2012 às 1:39
Marcos Paterra,diz: "É interessante pensar então porque uma tatuagem influencia o peirspirito e um ato cirurgico tão violento como a amputação não tem efeito... Não é não?" Falou e disse tudo meu amigo,Parabéns!
Ceumar das Graças Musmanno Comentário de Ceumar das Graças Musmanno em 30 janeiro 2012 às 22:20
Parabéns pelos comentários, Marcos Paterra e Isaac Pimentel!
Ceumar das Graças Musmanno Comentário de Ceumar das Graças Musmanno em 30 janeiro 2012 às 22:15
Gostei muito de seus comentários Marcos Paterra! O que vale é o caráter, a espiritualidade de uma pessoa, piercings e tatuagens são adornos e nada mais, pois existem muitos males que destroem o corpo físico como o suicídio indireto, as más ações que prejudicam outros seres vivos como atrocidades praticadas contra animais e seres humanos! Isso sim é algo muito preocupante! Há certos espíritas que são extremamente puritanos e preconceituosos a ponto de acharem que tudo o que foge de seus padrões antigos são perigosos e obsessivos. As leis que regem o universo são bem mais complexas e a vibração dos pensamentos de cada alma cria um campo magnético poderoso que atrái como imã aqueles que sintonizam tanto para o Bem quanto para o mal. E os meandros da obsessão são bem mais sutis do que se pode imaginar vulgarmente. Quando partirmos para a verdadeira pátria levaremos a nossa bagagem espiritual, tudo o que aprendemos e se fizemos bom ou mau uso dos talentos dados por Deus, assim como as marcas dos nossos erros e de nossas culpas e não os nossos adornos ou tatuagens pois isso pertence ao invólucro material.
Marcos Paterra Comentário de Marcos Paterra em 30 janeiro 2012 às 22:06
Celso; Complementando minhas ideias sobre seu comentário; você : “disse bela Cruz”... Bem...é relativo...dependendo da cultura e criação social, você pode com uma “cruz” estar com intenções malfazejas...sim... em alguns países do oriente médio seria uma afronta e até simbolismo de facção contra crenças regionais...Além do que em algumas culturas não existe símbolo que projete a ação de crueldade e sadismo pior que a cruz, dando uma visão de que venera-se a tortura . Por isso amigo celso, eu bato na tecla...a intenção do ato é muito mais importante , as vezes um micro biquíni tem intenção apenas de aumentar a auto estima... de ao despertar no outro “interesses” a mulher tenha a ideia de que esta sendo admirada... E ai meu amigo...o livre arbítrio, e as intenções inconscientes ou mesmo conscientes é que pesam... já vi muitas Beatas, vestidas de vestidos longos com bíblia na mão dizendo-se evangélicas...mas nem por isso deixavam de aproveitar as “paqueras” mesmo dentro das “igrejas”... Pois é!!! Abraços
Marcos Paterra Comentário de Marcos Paterra em 30 janeiro 2012 às 21:08
O períspirito é um corpo intermediário que permite ao espírito encarnado exercer suas ações sobre o corpo físico. Sua ligação é feita célula a célula, atingindo a mais profunda intimidade dos átomos que constitui a matéria orgânica do corpo físico. Esta ligação se processa pelas vibrações de cada um dos dois corpos - físico e espiritual cujo "ajuste" exige uma determinada sintonia vibratória. Como o perispírito não é prisioneiro das dimensões físicas do corpo de carne, podendo manifestar suas ações além dos limites do corpo físico pela projeção dos seus fluidos, a sintonia e a irradiação do perispírito são dependentes unicamente das projeções mentais que o espírito elabora, do fluxo de ideias que construímos.
Marcos Paterra Comentário de Marcos Paterra em 30 janeiro 2012 às 20:58
Oi Celso; Mesmo aquele que em um presidio faz uma tatuagem esse caso deve ser analisado, se a tatuagem é com intenção de se coligar a uma facão, de impor medo de exprimir um grupo de assassino...ou é só uma tatuagem, para suprir seu ego, para dizer erroneamente “olhe fui detento...cuidado” porem sua intenção é afastar o perigo e não impô-lo ...entendeu? Eu mesmo tenho uma tatuagem... e já teve dirigente que afirmou que eu possuía um espírito que pertencia uma legião do mal... Puxa isso foi forte, e se eu fosse ingênuo cairia nessa arapuca doutrinaria... e ficaria fixado no paradigma DELE... ou seja...devido a ignorância de uns...”prega-se” erroneamente muitas das “visões” espíritas...A má formação doutrinaria, os mistos culturais/religiosos, muitas vezes podem interferir nos ensinos da codificação. O que fale realmente é a intenção como bem disse abaixo nossa amiga Catarina Carvalhaes : “Somos livres e de verdade não creio que haja nenhum " vale dos Tatuados", a não ser os que Tatuam maus pensamentos e más ações na sua caminhada.” Inté mais;
celso farias ferreira Comentário de celso farias ferreira em 30 janeiro 2012 às 20:45
Irmãos, boa noite. Creio que o que deve ser analisado é a intenção da mensagem que se quer passar!! O tema, a idéia que se transmite com a arte tatuada ou pela utilização dos piercings. Expressa beleza? Homenagens? Incita violência? Chocar e incomodar por prazer? Pergunto a vocês, qual deve causar mais dano: a tatuagem de um bela cruz bizantina que nos relembre o Cristo, ou uma vestimenta como um micro mini biquine nas praias, que nos arremetemê sensualidade? Com relação aos piercings, porque não são vistos como jóias apenas? Será que é porque são utilizados de forma ainda não popular? Quando usei brincos pela primeira vez, incomodei por agir fora de padrões sociais da época. Hoje qualquer guri com seus 9 anos já os utiliza como adorno, sem incomodar ninguém. Desculpem-me a minha ignorância do meu ponto de vista, ainda engatinho no estudo... Felicidades a todos!!
Marcos Paterra Comentário de Marcos Paterra em 30 janeiro 2012 às 20:04
Oi Mauricio; Você esta parcialmente certo... Se as tatuagens e/ou outro tipo de adereço que inflija seu corpo físico for feito com intenções maléficas...com pensamentos influenciados ou influenciáveis... você pode fixar isso em seu subconsciente e projetar no persipirito... Portanto tudo depende da intenção de para e por que o fez. Claro...essa é minha humilde  opinião!*risos
Marcos Paterra Comentário de Marcos Paterra em 30 janeiro 2012 às 17:38
Oi Isaac; De acordo com a visão espírita, o nosso universo material nada mais é do que o mundo dos efeitos, já que, em dimensões e superiores, inacessíveis aos nossos sentidos físicos, encontra-se o campo livre da energia do espírito, o verdadeiro mundo das causas. Allan Kardec, o respeitável, no discurso introdutório de “O Livro dos Espíritos”, acena com a realidade multi- dimensional do ser encarnado ao afirmar que o mesmo está constituído por três partes essenciais: o espírito, o perispírito e o corpo físico a se influenciarem mutuamente, muito embora, cada qual a vibrar na dimensão e que lhe é própria; sobre esse prisma o que fazemos nessa dimensão só é transportado ao períspirito e/ou ao espírito o que “pensamos” e não o que ocorre com o corpo...se assim fosse imagine os espíritos de pessoas que morrem em guerras principalmente vitimas de explosões... Você esta certo quanto a Mídia que usa da “violência Simbólica” para agredir em nem sentimos, e portanto nossos pensamentos são forçosamente adequados as realidades culturais causando (ao meu ver) as distonias mentais... quanto a isso lembro-me da seguinte frase : “Pensamentos, emoções e sentimentos harmoniosos contribuem para manutenção do equilíbrio e saúde física, mental e espiritual do ser humano. O contrário gera profundas disfunções e distonias causadoras de desequilíbrios, doenças e enfermidades, reversíveis ou irreversíveis, podendo contribuir significativamente para a instalação de um processo auto ou heteroobsessivo. A patologia mental é terreno acelerador das obsessões quando não se inicia por ela mesma. O quadro das distonias mentais, por si só, representa processo cármico negativo [...] É justamente pelo excesso de fixação psicológica que se instala a auto-obsessão, muitas vezes de difícil remoção, porquanto o envolvido não acata conselhos e orientação, por se julgar superior. É escravo de sua própria monoidéia, cultivando posterior aflitiva solidão.” (ANDRÉA, Jorge. Contexto Espiritual nos Processos Mediúnicos e Obsessivos p. 36 in jornal “A REENCARNAÇÃO” - Nº 425 p.34/37. Ed FERGS. Porto Alegre/RS ) Abraços
Mauricio Brandao Comentário de Mauricio Brandao em 30 janeiro 2012 às 16:25
Ate o momento nao ví ninguem sendo julgado aqui. Todos sao muito racionais e cordiais. Mas entao resumindo, pelo que entendi, podemos fazer tatuagens e pircings que nao haverá influencia direta na nossa partida desta dimensao, certo?
Catarina Carvalhaes dos S. Muñoz Comentário de Catarina Carvalhaes dos S. Muñoz em 1 fevereiro 2012 às 15:36
fausto, não creio que nenhum ser reencarnado, que por suposto, Também está aqui resgatando tenha condiçoes de fazer tal comentário. Todavia não consigo entender porque ...se Vc se acha tão capaz de julgar e ofender os seus Irmãos de caminhada, como pode se dizer Espírita? A necessidade de auto-julgamento e introspecção se faz cada vêz mais URGENTE no nosso plano Terrestre. Só assim poderemos Amar o nosso Próximo como O Mestre Jesus nos ensinou. Só para lembrar Espiritismo não está preso a consciências de Religioes ( nem mesmo para criticar), nem dogmas . Muita Paz e Luz em nossos pensamentos.
Monica Dib Comentário de Monica Dib em 1 fevereiro 2012 às 15:00
Excelentes colocações, Isaac.
fausto Comentário de fausto em 1 fevereiro 2012 às 14:50
pircem e tatuagens trazem alem de dividas trastornos de inferioridade como o de não estar contente com o corpo fisico que criado pela divindade.
fausto Comentário de fausto em 1 fevereiro 2012 às 14:41
Alguns índios dependem para eles de serem tatuados isso pode ser bonito para eles e outras pessoas. mais nos hoje através dos conhecimentos filosóficos científicos e espirituais entendemos que certas religiões ensinam que e erado fazer a tatuagem usar e objetos como pircem Como que nossa felicidade esta influenciada pelos nossos pensamentos por isso podemos ser felizes sem tatuagem e objetos
Catarina Carvalhaes dos S. Muñoz Comentário de Catarina Carvalhaes dos S. Muñoz em 1 fevereiro 2012 às 14:38
Totalmente de acordo Isaac ! Se a forma de expressão Física fosse mais importante que o diálogo, deveriamos todos sermos obrigados colocar fotos reais no nosso perfil! E tanto não é assim que o Fausto não se preocupou em nos fazer conhecer a sua Fisionomia real. Paz e Luz!
Isaac Pimentel Comentário de Isaac Pimentel em 1 fevereiro 2012 às 14:04
Olá Fausto. O que dizer então da maneira como saimos de casa todos os dias, seja a passeio, lazer ou qualquer motivo? A maneira como nos calçamos, vestimos arrumamos o cabelo, a cor do baton nas mulheres, a cor das unhas, tudo isso não é uma forma de identificação da personalidade de cada indivíduo, seja para expressar desejos ou apenas se sentir bem? Eu vejo a tatuagem, piercings uma variação do comum, um pouco mais radical apenas, mas se é o bom gosto guiado pelo bom senso, então eu acho supimpa! :) Pessoalmente não faria, mas acho muito legal quem assume o que lhe faz bem. Por exemplo, beber socialmente, é bem aceito, senão necessário, numa reunião informal de negócios.  Porém, é importante lembrar, que socialmente ou não, na maioria das vezes, ao lado de um acidente trágico figura a bebida alcoolíca.  Então a bebida também é um síbolo, bem aceito até, não esta tautada na materia, mas deixa marcas muito mais profundas do que uma tatuagem. Me detenho a matéria (e não ao espírito) nesse sentido, embora já tenha lido várias ideias do que seja materia, perispirito e espirito, mas como dizem todas, em consenso: é algo além do que podemos compreender, um estado da matéria ainda desconhecido. Isso é perfeitamente possível, falamos e aceitamos a quarta dimensão, mas pela nossa limitação dimensinal, matemáticamente ou fisicamente, não nós é possivel visualisar precisamente.  Assim, me sinto muito mais confortável, absorvendo com essas leituras aqui, do que dando qualquer parecer. Um grande abraço.
Catarina Carvalhaes dos S. Muñoz Comentário de Catarina Carvalhaes dos S. Muñoz em 1 fevereiro 2012 às 13:58
Creio que o julgamento é pior que qualquer ação. Irmão Fausto, não entendi a sua redação...perdo-me. 
fausto Comentário de fausto em 1 fevereiro 2012 às 13:11
Depende o que devemos mostrar para nos com o uso deste acessório Tem pessoas que ja vem tatuada na sua ficionomia uma historia. Mas a tatuagem mostra que alem da figura na matéria mostra um desejo, uma infelicidade que pode ser suprida por uma figura projeta para surgir algum tipo de impressão para quem olhar. impressão esta que pode não ser útil para quem produz.
Marcos Paterra Comentário de Marcos Paterra em 1 fevereiro 2012 às 10:42
Complementando; Podemos tomar a exemplo os maçons que são espíritas... nas reuniões maçônicas não “impõe” ideias espíritas...e nas instituições espíritas, não impõe as maçônicas... mas compartilham conhecimentos sem tentar impor suas convicções/religiões. Acho que agora me fiz melhor entender!*risos Não precisamos ir longe p/ver as influencias teosóficas, e jesuíticas impregnadas na doutrina... que hora trazem luz...hora trazem completa escuridão com indicações equivocadas para a claridade. Estudar... “entender”... essa é a real evolução...voltando ao exemplo do tema desse artigo, e o qual deu-se inicio a discussão... as “pregações” equivocadas de palestrantes e/ou dirigentes sobre quem fez tatuagens, podendo inclusive influenciar ideias de todo um movimento...O nosso movimento. Abraços
Marcos Paterra Comentário de Marcos Paterra em 1 fevereiro 2012 às 10:29
Isaac; Existe um problema de interpretação de palavras que infelizmente faz a diferença/formação de equívocos no MEB e por tabela nas instituições. Infelizmente esse não é o foco desse artigo, e portanto estamos nos esvaindo do tema central...porem esse outro a mim é de suma importância. O problema meu amigo, é que já dizia Kardec, e depois apoiado por Léon Denis que o espiritismo seria o “norteador” das religiões... uma espécie de “oraculo” onde as d+ religiões iriam se embasar...bem isso acredito esteja um pouco distante... Kardec e os espíritos sempre deixaram claro que a doutrina é aberta a frequência de qualquer um inclusive de religiões divergentes ou paralelas...ou seja no Centro espírita pode frequentar católicos, umbandistas, evangélicos, budistas... e a doutrina ensina que não devemos impor nossos pontos de vistas apenas demonstra-los. E nesses aspectos surge a confusão... E o fato de aceitar a frequência não indica aceitar “ideias”, o fato de ser um oraculo define mais saberia e não Absorve-las...Ou seja... O espiritismo prega a boa convivência com as d+ crenças...mas em momento algum prega influencia/agregação dessas na doutrina. Entender o outro, saber os por quês é imprescindível p/evolução ou simplesmente adquirir conhecimento... Mudar os conceitos, e agregar esses aos da doutrina...Bem ai é outros quinhentos!*risos Bom...pelo menos é minha abobada opinião...E além do que... como disse no inicio de minha fala... não é assunto central desse artigo, é melhor não sairmos do foco. Abraços
Isaac Pimentel Comentário de Isaac Pimentel em 1 fevereiro 2012 às 0:22
Concordo Marcos... É até bem claro para mim que nenhum de nós nasceu para agradar o outro, mas é nosso dever fazê-lo.  Um dos princípios básicos do espiritismo é bem claro, a AFABILIDADE. Para ter ideia de até onde a coisa chegou, o fundador da dita "rede espírita", terminava o mais ou menos assim e-mail todos os 5 e-mails. ========================================================== ... serão bem vindos todos os que vierem partilhar ou aprender sobre espiritismo, budismo, Seicho-No-Ie... e todas os pensamentos que eu tenho conhecimento, não será aceito qualquer ponto de vista religioso. Essa rede não tem a finalidade de ser universal nem de unificar quaquer crença ou pensamento. ========================================================== Eu perguntei se o que ele estava fazendo com os pensamentos espíritas e codificações de Kardec, Alan Kardec concordaria com essa "apreensão". Pergutei, também se Jesus Cristo concordaria ter seus ensinamentos usados para manobrar ideias de acordo com determinadas conveniência e pontos de vista particulares. Fiz muitas amizades boas lá, aprendi muito também... mas comecei a me sentir agredido em determinados momentos, assim como, percebi muitas olhares indiferentes, de moderadores, a agressões. Até recebi uma resposta, por dizer que tinha achada acertado o comentário de determinado membro: "Se minha colocação estivesse errada, essa rede toda estaria errada, pois faço parte da moderação da mesma". Como novato, mesmo convidado, qual atitude deveria ser a minha? Pedi, desculpas a todos e me retirei. Mas tudo bem, o que vale é o que aprendi lá, por bem ou por mal! :) Vou encerrar por aqui, já pedindo desculpas por fugir ao tema. Um grande abraço.
Marcos Paterra Comentário de Marcos Paterra em 31 janeiro 2012 às 21:01
Oi Mônica...Olá Isaac...Boa noite aos D+ Essa rede é si m eclética, e aceita muito de tudo e de todos...mas.. não pense você que todos agem com diplomacia, essa faculdade infelizmente parece estar em falta!*risos O que ocorre é que muitos não querem de maneira dialética expor seu ponto de vista, querem impor seus paradigmas... e isso ocorre tanto em redes virtuais quanto em instituições. Quando se trata de comunicação virtual, é mais fácil, pois é só ignorar, ou deletar a mensagem que lhe soou ofensiva e/ou prepotente. Eu mesmo não fujo a regra, pois minha visão espírita é mais voltada á ciência e filosofia e pouco adentro ao aspecto religioso, para uns isso é uma ofensa... para outros não... Mas não tento mudar sua maneira de ser ou pensar...porem procuro mostrar a minha... se eu não gostar do que vc diz...respondo com meus embasamentos e pontos de vista, se gostar, aumento meu conhecimento... tudo é uma questão de tentar enxergar como o outro vê. Sobre esse ponto de vista posso citar por duas vezes o incomparável Carl Rogers : "ver através dos olhos da outra pessoa, perceber o mundo tal como lhe aparece, aceder, pelo menos parcialmente, ao quadro de referencia interno da outra pessoa" (Rogers, Carl. Abordagem Centrada na Pessoa - Relação Terapêutica e Processo de Mudança .Revista do Serviço de Psiquiatria do Hospital Fernando Fonseca. ) Comunicação : “[...] a maior barreira à comunicação interpessoal é a tendência muito natural para julgar, para avaliar, para provar ou para desaprovar as afirmações de outra pessoa ou de outro grupo” ( trecho retirado do texto elaborado por Carl Rogers em 1951 e apresentado com o titulo “ Comunicação: seu bloqueio e sua facilitação” no Congresso Centenário sobre as Comunicações, na North-Western University) Inté mais
celso farias ferreira Comentário de celso farias ferreira em 31 janeiro 2012 às 20:58
Pessoal, aproveito o espaço também para agradecer sempre a maravilhosa acolhida que nós, iniciantes que procuramos informações e conhecimento, temos da parte de todos, principalmente dos mais maduros. Agradeço a atenção especial do Sr. Marcos, que me esclarece pontos de vistas ainda não claros para mim e que se revelam pouco a pouco. Paz a todos vocês, novos amigos!!
Isaac Pimentel Comentário de Isaac Pimentel em 31 janeiro 2012 às 20:15
Olá Mônica... Me permita uma carona no seu comentário. É muito bom ver isso acontecendo aqui, pois nem sempre funciona desse jeito. A pouco tempo, em determinada rede de relacionamentos que se diz espírita, donde veio um convite para qu eu participasse, pois frequento uma FAK, fui convidado a repensar a minha forma de pensar e expressar, quando disse que acreditava na universalidade e unificação de crenças, religiões e pensamentos, enquanto a convergir para uma verdade única, que é Deus. Disseram de maneira direta que o ecumenismo, enquanto a boa recepção de pessoas com crenças e ideias diversas, não existe, que eu estava querendo aparecer, tudo não passava de papo furado, quando mencionei o fato de ser judeu, mas me identificava muito com o espiritismo, a pressão foi tanta, que cheguei a receber 5 e-mails do adminstrador me advertindo: "Ou você aceita que esta "rede espírita" não comtempla religiões, nem qualquer ponto de vista nesse sentido, ou o seu lugar não é aqui". Rapidamente, pedi desculpas a todos e me retirei. Quando vi a palavra "unificar" aqui nesta rede, resolvi tentar mais uma vez, vejo, até agora, que tomei a decisão certa. Muito obrigado a todos por isso. Um grande abraço a todos.
Monica Dib Comentário de Monica Dib em 31 janeiro 2012 às 20:00
Bom saber que a solidariedade e a compreensão reinam nas discussões!Obrigada a todos por essa oportunidade!
Marcos Paterra Comentário de Marcos Paterra em 31 janeiro 2012 às 19:54
Confrade Celso; Não há de que o desculpar, eu mesmo cometo equívocos de interpretação, além de também de cometer gafes de termos ou palavras regionais, onde as vezes bate de frente com das d+ regiões. Aprendi a duras penas graças a interação em diversas redes sociais e pesquisas p/ artigos... mas... ainda assim as vezes ( muitas vezes!*risos) ainda tenho problemas de interpretação e/ou fazer-me entender. Abraços;
celso farias ferreira Comentário de celso farias ferreira em 31 janeiro 2012 às 19:14
Boa noite a todos. Sr. Marcos, Nunca fui muito bom em redação, talvez por isso não tenha deixado claro o que quis dizer. Em momento algum deixei de achar que "a intenção do ato é muito mais importante". Era justamente essa idéia que quis passar com o que escrevi, pelo jeito sem sucesso. Com relação a utilização da cruz como exemplo, fiz do ponto de vista de uma pessoa de formação cristã e ocidental. Reconheço que fui limitado no exemplo. Felicidades a todos.
Marcos Paterra Comentário de Marcos Paterra em 31 janeiro 2012 às 9:43
Oi Mônica; O Espiritismo ensina que as dificuldades que enfrentamos são oportunidades de resgate, as quais, com frequência, fomos nós mesmos quem as escolhemos para acelerar nosso progresso e nos alavancar da retaguarda, que às vezes nos mantém distantes daqueles que nos esperam adiante de nós. Muitas vezes poderíamos afirmar que o ato do “auto flagelo” ou “marcar o corpo” é coisa de “obsessores”, de seres invisíveis que nos persuadem ao ato. Herculano Pires já dizia : “Se voltassem os olhos para o passado, veriam que a História da Humanidade é suficiente para justificar todas as formas de obsessão e vampirismo que campeiam no planeta, desde as nações mais bárbaras às mais civilizadas.” (Trecho retirado do livro “Vampirismo” Cap. VIII- “Autovampirismo” de J. Herculano Pires; Ed. Paidéia, São Paulo/SP) Temos de levar em conta que somos RESPONSÁVEIS por nossos atos principalmente por nossos pensamentos...e se o “ato” foi através de influencia obsessiva... pode ter certeza que tivemos uma boa parcela de culpa , maus pensamentos, dividas do passado, resgates... “Denominamos idéia ou imagem, à lembrança de uma ou de muitas sensações, simples ou associadas. Todo e qualquer pensamento não é mais que um fenômeno de memória, que se resume no despertar ou no reproduzir de uma sensação anteriormente percebida.” ( BOZZANO, Ernesto. “Pensamento e Vontade” Cap. As forças ideoplásticas) Abraços
Monica Dib Comentário de Monica Dib em 31 janeiro 2012 às 8:48
Existem explicações culturais, psicológicas, antropológicas muito interessantes a respeito de tatuagens e piercings.Estudo muito rico. Gostei muitíssimo do texto! O que importa é o investimento que o espírito faz nos adereços do corpo e o apego material que tem a eles.
Rosane Cavalcante Comentário de Rosane Cavalcante em 31 janeiro 2012 às 8:27
Marcos Paterra.... ótimas colocações..
Marcos Paterra Comentário de Marcos Paterra em 31 janeiro 2012 às 8:06
Olá Regih; O problema insisto é a intenção...e mais.... as analises das intenções podem variar conforme as culturas sócios/familiares de cada região/País. Você pode fazer uma tatuagem por simples egocentrismo ou para simbolizar alguma facção maldosa... Mas quem amputa um membro para melhor aparência ou pertencer à alguma organização? Ai você questionar...Mas e os suicidas os famosos “homens bombas” bom...ai eu volto a minha fala ali em cima inicial...dependendo da cultura... ele esta agindo não por maldade...mas por fé... por outro lado se for analisado como maldade...se ele fez isso com a real intenção de prejudicar, a probabilidade de seu períspirito ficar deformado é tanta quanto no caso das tatuagens efetuadas com intenções malfazejas. “O pensamento é energia que expressa nossos desejos. Somos sensibilizados por estímulos externos que desencadeiam percepções cerebrais de vários matizes. As cores, os sons, os sabores ou os afetos geram em nós sensações que despertam desejos, criam ideias e organizam pensamentos que expressamos pela linguagem. Esta experiência sensorial nos permitiu desenvolver reflexos, hábitos, instintos, automatismos, discernimento, raciocínio e, finalmente, a inteligência e a consciência de si mesmo num processo evolutivo do ser unicelular ao homem com seus bilhões de neurônios. Por efeito das vibrações que emitimos ao pensar, estamos obrigatoriamente ligados, por sintonia mental, à todas as criaturas que no mundo inteiro pensam como nós.[...] Somos livres para pensar e induzir aos outros a pensarem como nós. Porém, somos escravos das ideias que fixamos para nós mesmos e das sugestões que nos incomodam.”(FACURE, Nubor Orlando. A CONQUISTA DO CORPO E DA MENTE - in Jornal Espírita. Julho.20)
 m REDE AMIGO ESPÍRITA

Catarina Carvalhaes dos S. Muñoz Comentário de Catarina Carvalhaes dos S. Muñoz em 30 janeiro 2012 às 16:01
Um dos motivos pq eu sigo sendo Espírita é justamente por não haver fanatismo. Somos livres e de verdade não creio que haja nenhum " vale dos Tatuados", a não ser os que Tatuam maus pensamentos e más ações na sua caminhada. Seja ela carnal ou espiritual. Marcas de inveja, ódio, discriminação, rancor, orgulho, culpa e ignorancia. Vamos evoluir sem criticar, ninguem sabe o tamanho do seu Fardo. Paremos de julgar. Quem aponta ao seu Irmão...se surpreende quando se depara com os outros 3 dedos apontando para si mesmo. Paz e Luz
Isaac Pimentel Comentário de Isaac Pimentel em 30 janeiro 2012 às 14:38
Olá Marcos Paterra, peço licença para aderir ao seu comentário. Há marcas muito mais profundas e perceptíveis, deixadas por atitudes muito mais negativas do que a decisão de colocar um piercing ou fazer uma tatuagem.  São as marcas físicas do suicídio involutário, das quais os praticantes são muito mais numerosos. A mudança física e mental (quem sabe espiritual também?) deixadas pelo fumo e a bebida... Opáááá, não fale mal da sagrada cervejinha!!!... Fato! Mas perguntas precisam ser feitas e responda quem coragem tiver: 1º) Em algum momento, alguma propaganda de bebida incentiva o pai de família a dar mais atenção a própria familia? Ou vela pela valorização do casamento? Pelo menos algum pai abre uma cerveja para poder ter paciência em ajuda o filhos nos trabalhos escolares? Não? :) 2º) Qual propaganda de cigarros tem como finalidade a saude do fumente e de quem está próximo dele? Certamente, há muito mais ideias fixas criadas e manipuladas hoje, do que na época em que Jesus Cristo tentou mostrar alguma verdade aos homens e não consegiu.  Chego até a duvidar se hoje, não aconteceria o mesmo ou pior. Quem tá afim de abrir mão de tudo pela simplicidade da caridade e retidão? Tatuagens e piecings são apenas distrações, enquanto males muito mais perigosos arrebatam milhões. Por exemplo, a fofoca, tão inóqua e banal proporciona ao fofoqueiro 3 situações: 1. Acusador: sem evidenciar defeitos (preconceitos) não tem graça. 2. Juiz: é preciso estigmatizar (embora somente Deus possa julgar os outros) para voltar a falar sobre novamente. 3. Execultor: As vitmas de fofoca sabem como a mesma acaba. Enquanto isso, o BBB vai para a sua 12º edição. Um grande abraço.
Marcos Paterra Comentário de Marcos Paterra em 30 janeiro 2012 às 13:15
Infelizmente a cultura impregnada de paradigmas a respeito de adereços, tatuagens e outros utensílios, levam-nos a projetar que o uso dessas peças sempre são voltadas ao “Mal”, aos selvagens ou ex-detentos (ex? Será?), a pessoas viciadas e/ou viciosas... Piratas, assassinos psicopatas, canibais... Sera mesmo? Sabemos que quando amputamos um membro... o pesipirito dele mantem-se como se nada tivesse ocorrido...Eusapia Paladino é uma médium que via o braço e pernas perispirituais de pessoas sem os membros com quem ela tinha contato... É interessante pensar então porque uma tatuagem influencia o peirspirito e um ato cirurgico tão violento como a amputação não tem efeito... Não é não? O espírito conforme sua “dimensão” e evolução consegue se transfigurar...alguns conforme algumas psicografias o fazem até em animais... E portanto de conseguem modificar sua forma...podem ou não manter seus adereços...não é? Em resumo... acho que devemos estudar um pouquinho mais... pois as variações psicofisicas do perispirito ainda é uma incognita... e o pouco que sabemos são informações muitas vezes expostas em romances psicografados. O ato de fazer uma tatuagem...ou colocar um adereço pode (ou não) estar ligado a outras vidas... Mas sua influenciação ao perispirito é relativa a sua “sintonia mental”. Abraços
Cleunice Rosa de Almeida Comentário de Cleunice Rosa de Almeida em 30 janeiro 2012 às 12:55
       Quanto fazer ou não tatuagem,vai do livre arbítrio de cada um.Eu,particularmente não sou adepta desta arte em nosso corpo.Mais cada um é responsável por aquilo que realiza..muita paz em seu coração..
Adriély Cerbaro Comentário de Adriély Cerbaro em 29 janeiro 2012 às 18:51
Possuo tatuagens e não será isso que mudará meu carater ou algo parecido. Não sou a pessoa mais apropriada para falar sobre isso, mas como espirita penso que não há nada de errado em faze-las. Pois o que realmente importa é a forma que pensamos e agimos, se uma tatuagem ou piercing irá mudar isso não sei.
Antonio Olinda Cavalcante Filho Comentário de Antonio Olinda Cavalcante Filho em 29 janeiro 2012 às 17:53
     Não tenho tatuagem , nem piercing, nem vontade de tê-los, esforço-me por trilhar o caminho do bem, mas se não agisse assim que mérito teria? e para quem tem esses adereços mas naturalmente auxilia  seu próximo, tem um coração compreensivo e dedica-se  no aprimoramento intelectual, como ficará? Bem sabemos que é a condição moral que mais nos aproximará do Criador, mas sabendo que o corpo é o templo da alma, creio que excessos devem ser verificados, e no imo d'alma e num auto exame crítico analizar qual o motivo  para esses adereços.
Isaac Pimentel Comentário de Isaac Pimentel em 29 janeiro 2012 às 15:45
Olá a todos... Não uso piercing, tatuagem... Porém acho legal quem demanda tempo e bom gosto ao fazer uma em si. ======================================================== auto-estima autoestima s.f.  (auto- + estima)   s. f. Apreço ou valorização que uma pessoa confere a si própria, permitindo-lhe ter confiança nos próprios actosatosatos e pensamentos. ======================================================== Acho que isso é suficiente, também é importante perceber que a maturação física ou espiritual é comum a todos. O texto repete várias vezes a característica controversa das várias visões desses adornos, talvez pelo fato de, em alguns casos, essa passagem seja determinante na vida de alguém.  Mas, com muito mais força, certamente seja perigoso relacionar o caráter a qualquer forma de expressão.  Senão, o branco seria condição suficiente para maturidade espirutual, o que não é verdade. Os caras pintadas foram e podem voltar a ser um apecto positivo do tema abordado acima, enquanto isso os BBBs invadem as casas e vitimam milhares de pessoas com ou sem adorno. A muito mais danificando a mente e a alma das pessoas do que piercings, tatuagens... Precisando de esclarecimento para as pessoas, sendo as redes de relacionamentos, principalmente as que trazem, por contexto, missões importantes, como esta aqui, os mais eficazes instrumentos para tanto. Um grande abraço.
Lívia Azevedo Aprígio Comentário de Lívia Azevedo Aprígio em 28 janeiro 2012 às 19:01
Parabéns ao autor do testo Jorge Hessen pela propriedade do tema e das palavras ali empregadas..Gostei muito!! Incitou-nos o belo texto à reflexão.. Paz e bem! Lívia
Sandra Gomes Comentário de Sandra Gomes em 28 janeiro 2012 às 17:56
concordo que nao é o uso de qualquer marca em nosso corpo,voluntária ou involuntariamente,que vão nos qualificar de melhores ou piores ,em nossa jornada evolutiva.O que devemos ter sempre em mente é a prática da tolerância,compreendermos nosso próximo  sempre com a devida humildade. A lei da causa e efeito está ai para tudo e para todos e ela,é implacável! 
Rosane Cavalcante Comentário de Rosane Cavalcante em 28 janeiro 2012 às 16:12
Bem... tenho tatuagens e piercing, feitos em fases diferentes da minha vida, ñ vejo mal algum nisso...
Regih Silva Comentário de Regih Silva em 27 janeiro 2012 às 23:19
Pensem nisso... Kardec afirma no "O Livro dos Médiuns" que os defeitos que afastam os bons Espíritos de nosso campo vibratório são "o orgulho, o egoísmo, a inveja, o ciúme, o ódio, a cupidez, a sensualidade e todas as paixões que escravizam o homem a matéria" (capitulo XX, item 227).
Valdo Pereira Domingues Comentário de Valdo Pereira Domingues em 27 janeiro 2012 às 20:23
Tema muito interessante e atual, no qual podemos conferir toda a capacidade de elucidação que a Doutrina Espírita nos proporciona, e nosso irmão Jorge, foi muito feliz em sua exposição. A Doutrina Espírita nos nos ensina  que temos o nosso livre arbítrio, e que são nossos pensamento e intenções que ficam registrados, o que é de nossa inteira responsabilidade, sendo assim devemos  primeiramente  levar em consideração a mente, pois é ai que estará gravado a verdadeira intenção daquele que se utiliza de tais  instrumentos. Abraços fraternos à todos.
Ceumar das Graças Musmanno Comentário de Ceumar das Graças Musmanno em 27 janeiro 2012 às 18:49
Não sabemos mesmo se existem com certeza tais regiões ou vales destes ou daqueles grupos, pensamos que possa existir de acordo com o que existe na Terra, semelhante atrái semelhante. O que faz com que as criaturas se prendam a grupos do mal são as suas más ações e os seus desequilíbrios que prejudicam a eles próprios  e ao próximo. Toda ação requer uma reação. Mais uma vez concordo com Regih quanto a existirem pessoas que são mal compreendidas por usarem diferentes formas de "expressão" ou até mesmo não terem religião definida mas que agem de forma mais correta, mais amadurecida do que outros que são muito discretos na vestimenta e que são muito religiosos mas não o suficiente em suas ações.
Ceumar das Graças Musmanno Comentário de Ceumar das Graças Musmanno em 27 janeiro 2012 às 18:39
Concordo com você Regih! Não podemos generalizar! Grupos afins existem em todos os lugares aqui na Terra e provavelmente, em zonas do Umbral, mas generalizar não podemos! Agora existem locais também para homossexuais? Os grupos afins se encontram mas quando são extremamente ligados aos seus gostos, gerando o desequilíbrio. Não se pode dizer que todos de uma "classe" irão para determinado lugar pois cada espírito é um caso distinto e teremos que levar em consideração os pontos em que ele evoluiu ou não.
Regih Silva Comentário de Regih Silva em 27 janeiro 2012 às 17:20
Mauricio Brandao,o meu comentário não é pessoal,sei que você postou uma fonte do seu conhecimento,agradeço por isso,porém só dei minha opinião. Não estou aqui afirmando que a obra citada é Apócrifa,não é nada disso. Gosto e li alguns  livros do Luiz Sergio,porém este citado por você,não tive ainda a oportunidade de ler. O problema não esta no que diz o livro em si,o  problema é querer generalizar a o assunto em questão,como se todos os tatuatos fossem para tal vale.   Seria amesma coisa de dizer que todo sicida vai para o vale do suicídio.  Lembremos que :"A Letra Mata, mas o Espírito Vivifica".   Abraço.
Mauricio Brandao Comentário de Mauricio Brandao em 27 janeiro 2012 às 17:01
Regih Silva ----> Eu so comentei a respeito do assunto, nao que eu acredite neste lugar para tatuados. Provai antes se os espiritos são de Deus! Quantos livros por ai, falando vaidades, e procurando seus autores sucesso e dinheiro, admiro o velho Chico, nao cobrou direitos de nenhum. O mais legal do meio espirita e este respeito que vós todos tendes, mesmo eu que nunca pisei num local de fraternidade, me respeitam.
Regih Silva Comentário de Regih Silva em 27 janeiro 2012 às 16:59
Tem muito mais gente indo para a espiritualidade por destroirem seus corpos com bebidas provocando acidentes que qualquer um que esteja ou seja tatuado!
Regih Silva Comentário de Regih Silva em 27 janeiro 2012 às 16:54
Será que ainda estamos longe de aprende,que o mais importante é a intenção e não o fato em si? Já dizia o cristo: "Não é o que entra, mas o que sai da boca do homem que o torna imundo. ... " Vou lhes dar um exemplo,Eu uso brinco em uma orelha e o meu companheiro usa um Piercings e cada orelha e não é espírita,porém possuem mais qualidades do que Eu que sou Espírita. Conheço ateus melhores que qualquer homens que se diga de fé. Os espíritos estão cansados de afirmar: O que salva o homem é sua conduta para com o próximo,ou melhor ,sua boa conduta,ou seja,fazer ao outro o que gostaríamos que nos fosse feito. E não se no seu corpo tem ou não tatuagens ou piercings.

Para refletimos:

"André Luiz elucida que o perispírito não é reflexo do corpo físico; este é que reflete a alma. “As lesões do corpo físico só terão, pois, repercussão no corpo espiritual se houver fixação mental do indivíduo diante do acontecido ou se o ato praticado estiver em desacordo com as leis que regem a vida.”
Regih Silva Comentário de Regih Silva em 27 janeiro 2012 às 16:43

Nesse nosso meio,meio-espírita tem de tudo,outro dia,soube da existência de um livro que fala de uma cidade espiritual só para homossexuais,quer absurdo maior que este?

Catarina Carvalhaes dos S. Muñoz Comentário de Catarina Carvalhaes dos S. Muñoz em 27 janeiro 2012 às 14:52
Um dos motivos pq eu sigo sendo Espírita é justamente por não haver fanatismo. Somos livres e de verdade não creio que haja nenhum " vale dos Tatuados", a não ser os que Tatuam maus pensamentos e más ações na sua caminhada. Seja ela carnal ou espiritual. Marcas de inveja, ódio, discriminação, rancor, orgulho, culpa e ignorancia. Vamos evoluir sem criticar, ninguem sabe o tamanho do seu Fardo. Paremos de julgar. Quem aponta ao seu Irmão...se surpreende quando se depara com os outros 3 dedos apontando para si mesmo. Paz e Luz
m REDE AMIGO ESPÍRITA

Ceumar das Graças Musmanno Comentário de Ceumar das Graças Musmanno em 27 janeiro 2012 às 14:14
Bem, quanto a essas pessoas que estão fascinadas e não enxergam o prejuízo que causam a si mesmos, devemos orar por eles e não discriminá-los porque também não quer dizer que todos sejam más pessoas, às vezes são até educados e corretos em outras atitudes mas tem os seus pontos fracos nestes exageros. Como espíritas devemos respeitá-los e enviarmos bons eflúvios para que reflitam melhor sobre as suas vidas! Sem preconceitos! Agora, confundir as coisas e dizer que quem se tatua vai para o vale dos tatuados, por favor, é muito preconceito e cai no erro de algumas religiões ao proibir a mulher de expor o rosto, de ir à praia, de usar adornos ou maquiagem etc.
Ceumar das Graças Musmanno Comentário de Ceumar das Graças Musmanno em 27 janeiro 2012 às 14:04
 Interessante Maurício! Acredito realmente que possa existir tal lugar nessas situações extremas, como falei anteriormente, são os fascinados, obsidiados que fazem disso uma idolatria, destróem os seus corpos sem nenhum senso de grotesco ou ridículo. Eles não conseguem enxergar o exagero e a deformidade com suas obsessões! Mas como diz o próprio texto, são aqueles que tatuam o corpo inteiro e usam muito piercings a ponto de deformar é que vão para esses locais sombrios mesmo porque muitos desenhos que usam são anticristãos mesmo. Assim como devem existir grupos afins com outras coisas ruins em regiões umbralinas diversas! Mas isso nada tem a ver com os que possuem só algumas tatuagens com símbolo positivo! Um abraço! E obrigado pelo texto da revista espírita!
Mauricio Brandao Comentário de Mauricio Brandao em 27 janeiro 2012 às 13:52
sei la né, tirem suas conclusoes

O Vale dos Tatuados
PDF Imprimir E-mail
Livro: Mais Além do Meu Olhar, Cap. 06.

Autor: Luiz Sérgio, psicografia de Irene Pacheco Machado

Local: Vale dos Tatuados.

Personagens: Luiz Sérgio, e seus amigos no plano espiritual, Joanito, Jessé, Camélia – Companheiro Espiritual

Hilário – Mentor do Grupo   
  
Hilário pediu que o grupo parasse e fez uma bela prece. Confesso que estava sentindo frio, pois o lugar foi ficando cada vez mais pavoroso muito estranho. O vento soprava forte. Josué parou, pois dois homens se aproximaram de nós e nos cumprimentaram.  [...]
Quem são eles? Perguntei a Juanito.
Os guardiões do Vale dos Tatuados.
Quê? Vale dos Tatuados?!
Sim, estamo-nos dirigindo para lá.
Agora é que a coisa vai esquentar! - falei.
 
Todos me olharam. Abaixei os olhos e continuei andando. Quando nos aproximamos daquele estranho lugar, pareceu-me que não havia pessoas, porém os dois guardas
Ceumar das Graças Musmanno Comentário de Ceumar das Graças Musmanno em 27 janeiro 2012 às 13:13
Sinceramente não sabia que alguns espíritas falam sobre "vale dos tatuados". Eu já li muitas obras psicografadas mas nunca encontrei nenhuma referência a isso. Na espiritualidade, os que se ligam demasiadamente a determinadas coisas devem se unir em grupos afins, mas os que de repente se fascinam por qualquer situação, seja física ou mental, o que é diferente.Isso é questão de interpretação! Nada tem a ver com algumas tatuagens que a pessoa faz e que significam simbolicamente algo importante para  ela mas sem idolatrias, claro. Mesmo porque a idolatria pode ser por qualquer coisa e se trata de um fascínio. Isso é o mesmo que interpretar as passagens bíblicas ao pé da letra sem analisar o seu simbolismo, como acontece com os mandamentos de Deus segundo Moisés que teve que agir daquela forma devido a época em que vivia e a compreensão menos profunda dos homens de seu tempo.
Ceumar das Graças Musmanno Comentário de Ceumar das Graças Musmanno em 27 janeiro 2012 às 12:52
Irmã Denise, Parabenizo você pela sua posição! Você disse tudo! Um jeito diferente de expressão! Frequento também uma casa espírita e ninguém nunca me perguntou nada sobre as minhas tatuagens ou porque as fiz. Devemos estar mais preocupados realmente em fazer o bem. O que irá macular o nosso perispírito não será uma ou mais tatuagens ou piercings e sim o mal praticado e a culpa atroz pelo não cumprimento das Leis Divinas! Um abraço!
Ceumar das Graças Musmanno Comentário de Ceumar das Graças Musmanno em 27 janeiro 2012 às 12:15
Irmão Regih Silva, Acredito que cada um deu a sua opinião, independente do parecer do autor do texto, que aliás foi muito claro,  analisando a matéria de forma profunda e muito bem embasada. Parabenizo Jorge Hessen pela excelente análise do tema! Quanto aos debates, considero muito importante essa troca de experiências e opiniões! Um abraço a todos!
marlene sampaio de sousa Comentário de marlene sampaio de sousa em 27 janeiro 2012 às 10:47
Gostei da explicação e acredito que nesses casos, principalmente qdo lidamos com adolecentes, que são pessoas ainda com sua personalidade em construção, seria importante nós, mais experientes, levá-lo a pensar que já recebemos qdo aqui chegamos um corpo perfeito e muito bem construido exatamente como cada um de nós precisa p/cumprir os compromissos que assumimos antes de aqui chegarmos, portanto, não há necessidade de alterarmos ou acrescentarmos mais nada à este corpo a não ser oferecer a êle tudo o que a vida já nos proporciona p/mantê-lo saudável e efeiciente p/a vida.
Renata cristina cabral brandão Comentário de Renata cristina cabral brandão em 27 janeiro 2012 às 9:45
CONCORDO PLENALMENTE COM ESSA MATÉRIA....
Mauricio Brandao Comentário de Mauricio Brandao em 27 janeiro 2012 às 8:42
O problema maior, nao espiritual mais fisico, é a hepatite B, AIDS e outras doenças que sao transmitidas com estes procedimentos. ´ Espiritualmente, acho que um dos maiores problemas que envolvem a moralidade, é o exemplor que se tatuando , se da aos mais novos, que vendo os pais tatuados ou perfurados, vao com certeza querer copiar. Se ja copiam a televisao, imagina os pais e as maes! Eu fiz uma pequena tatuagem que so me lembra a m... que fiz no passado sempre que a olho. Nossas acoes, principalmente as ruins, ja estao tb tatuadas na nossa propria consciencia. Tatuemos em nossa consciencia, acoes boas e misericordiosas, essas serao eternas !
Edson S@nttos Comentário de Edson S@nttos em 27 janeiro 2012 às 0:17
Valeu!!! Seu Jorge. Tudo está dentro de nós, até mesmo se tatuar ou colocar neste templo da alma, outros adereços quaisquer. O mestre Jesus ensina que o que provem da carne é carne, e o que provem do espírito é espírito. Assim sendo, estes corpos apesar do paralelo existencial, todavia, são independentes; um é  denso e mortal perecível, e tem forma, enquanto o outro, o imortal não perecivel, é indelével, e  etéreo sem forma.   O modismo sempre fez parte da vida humana, em todas suas gerações, “vaidade é vaidade”. E não podemos dentro dessa nova era, alimentarmos mais essas heresias míticas, bestinológicas. É bobagem se acreditar que uma besteirinha dessas qual  desenhada  no corpo físico, vá  macular o perispirito ou manchar o corpo espiritual, impedindo ao espírito o sublime progresso, pra em seguida, ser arrebatado por satanás, arrastado,e puxado  para o inferno. Tenha dó, né?  - Isso é crença pra bobo rir ou pra  quem não examina as escrituras, nem quer ter compromissos com a verdade,  talvez por isso, Esse procedente ainda, não quis, ouvir falar dos ensinamentos de Kardec, nem de André Luiz. Paciência... Que a vida é eterna. Muita Paz.
Catarina Carvalhaes dos S. Muñoz Comentário de Catarina Carvalhaes dos S. Muñoz em 26 janeiro 2012 às 21:32
Hoje vivemos uma Época de Transição muito importante! A necessidade atual mais Urgente é perdoar, se livrar do preconceito ( seja ele qual for ) para poder alcançar a Paz! Nossos olhares merecem estar voltados para a Caridade, Amor incondicional ao nosso próximo, trabalhar e acalmar o nosso ego. Ou seja: consertar os nossos erros interiores e ajudar o nosso próximo. 
elis Comentário de elis em 26 janeiro 2012 às 21:19
AMEI ESTE TEXTO POIS ....MUITOS ESPIRITAS PASSAVAM PARA  MIM  QUE   TERIAM QUE ASSUMIR  Q RESPONSABILIZAR  PELO  PECADO QUE COMETI COM MEU CORPO E MAIS  APÓS MEU DESENCARNE FARIA PARTE DO "BLOCO DOS TATUADOS" ENFIM  ACHEI QUE  TINHA COMETIDO UM DOS MAIORES  PECADOS. PORTANTO AGRADEÇO  A MENSAGEM  TÃO ESCLARECEDORA  NA QUAL FRISA MAIS UMA VEZ QUE A MINHA  MENTE  SIM, MINHAS ATITUDES  PODERÃO DETERMINAR DE FATO MINHA PASSAGEM
Ana Maria Morais Comentário de Ana Maria Morais em 26 janeiro 2012 às 21:16
Mais uma vez, parabéns ao Ceumar pelo que escreveu, e tb a Catarina, concordo plenamente com vc, amiga. Mas de minha parte, e após colocar aqui a minha opinião em página anterior, coloco um ponto final no assunto, senão a coisa toma um outro rumo...
Mila Comentário de Mila em 26 janeiro 2012 às 17:45
Na verdade no meu comentário peguei o gancho do texto que fala sobre o efeito da tatuagem no nosso perispirito e dei uma dimenção maior quanto ao cuidado que devemos ao corpo que também de certa forma é a nossa casa pelo menos enquanto estamos encarnados,mas enfim, não sou contra tatuagem e nem poderia mesmo porque eu as tenho e para mim tem muito significado,entretano reforço que cuidar do corpo que ocupamos é deveras importante porém essa compreenção é cada um.....a discurrsão é interessante a respeito do tema, e acredito que opiniões diversas devem ser lidas e respeitadas!!!...E vamos caminhando,aprendendo,evoluindo......e com muita Luz!!!
Liudmila Carla Pinheiro Comentário de Liudmila Carla Pinheiro em 26 janeiro 2012 às 17:45
As TATUAGENS ou PIERCINGS na minha opinião, não mostram o caráter de um indivíduo, não podemos ser preconceituosos e avaliar uma pessoa porque usa tatuagem, adornos enfim.... O Espírito é livre, independente,uma tatuagem ou outros adornos não vão marcálo. Temos que respeitar nosso corpo, cuidar de nosso corpo, mas não vejo mal algum o uso de tatuagens.....O que importa realmente é o carater honesto, a bondade,o amor ao próximo que devemos ter, independente de estar usando um piercing ou uma tatuagem. Nobreza de caráter é o que reALMENTE IMPORTA!!!!
Ceumar das Graças Musmanno Comentário de Ceumar das Graças Musmanno em 26 janeiro 2012 às 17:24
Eu também sigo fazendo algumas tatuagens muito bonitas e não vejo nenhum mal nisso. Fico triste ao ler alguns comentários de amigos espíritas cheios de preconceitos e até mesmo menosprezando pessoas tatuadas como viciados e de mau caráter. É claro que existem pessoas tatuadas em exagero que transitam em caminhos não cristãos mas hoje em dia, a tatuagem não possui mais esse estigma, é uma arte e como toda arte deve ser respeitada, claro que evitando exageros que fogem ao bom senso e ao equilíbrio. E temos que convir que, pessoas que seguem caminhos errados existem em todos os lugares e podem se trajar discretamente ou serem exóticos. Sou espírita e procuro seguir os preceitos cristãos aprendendo a cada dia e analisando os meus erros procurando corrigi-los. Alguns erros são mais fáceis de corrigir, outros mais difíceis, mas somos aprendizes na vida e quem somos nós para julgarmos os outros pela aparência, o que vale é a essência e não o invólucro.
Catarina Carvalhaes dos S. Muñoz Comentário de Catarina Carvalhaes dos S. Muñoz em 26 janeiro 2012 às 16:50
Eu sigo fazendo Tatuagens pg gosto, sou bastante esclarecida para decidir o que posso ou não usar e seguir sendo Espírita praticante, com muito Amor ao meu próximo. Nas horas que sou convocada a reflexão busco interiorizarme para encontrar as respostas. Sabe Elaine se fazer de superior ao seu próximo também é uma forma de ego mal resolvido. Você, nem nimguem tem o direito de colocar o outro como marginalizado que necessita do "nosso apoio". Todos estamos em processo de evolução, e nenhum em posição de julgar. Muita Luz!
Elaine Elizabeth de Oliveira e S Comentário de Elaine Elizabeth de Oliveira e S em 26 janeiro 2012 às 16:38
 Temos que ter em mente, sempre, o respeito ao próximo.  Cada qual sabe de si, e às vezes os jovens e adolescentes usam desses subterfúgios para serem aceitos em uma comunidade. Quantos de nós não passaram por esta fase? Não necessariamente de tatuagens e piercings, mas, com outras coisas. Com o amadurecimento esta fase pode passar. Cabe a nós acolhermos estes irmãos com muito amor e carinho para não se perderem completamente.
Catarina Carvalhaes dos S. Muñoz Comentário de Catarina Carvalhaes dos S. Muñoz em 26 janeiro 2012 às 16:12
Creio que o texto é claro. Mas alguns Irmãos decidiram julgar com um certo grau de preconceito, e como temos liberdade de expressão também, creio que cada um pode expressar o seu ponto de vista sem ser agressivo. Respeitando as ações e decisões dos demais. Esclarecer é algo lindo, julgar não.
tania christina v. de jesus Comentário de tania christina v. de jesus em 26 janeiro 2012 às 16:04
Cada um sabe o que é melhor para si. O espiritismo não proibe nada. As obras básicas vem nos trazer a luz para os nossos questionamentos. nos trazendo esclarecimentos das Leis Divinas e por conseguinte nos livrando de amarras que nos faz estacionar, nos empedindo de evoluir. Nos ensina que o corpo físico é morada do Espírito e por isso devemos amá-lo e cuidar dele da melhor forma possíve. Por isso espíritas istruivos e amai-vos.
Regih Silva Comentário de Regih Silva em 26 janeiro 2012 às 15:51
Parece que aqui existe dois texto e duas opiniões no mesmo,é isso mesmo?  Lógico que não,porém  em alguns comentários parece o contrário.  Recomendo que todos releiam o texto do nosso amigo Jorge Hessen ,outra vez,mas desta vez com a maior atenção possível para não vir aqui e colocar palavras na boca do nosso irmão,como alguns querem e estão fazendo,quando distorce as palavras usadas no texto e sua verdadeira intenção.
Catarina Carvalhaes dos S. Muñoz Comentário de Catarina Carvalhaes dos S. Muñoz em 26 janeiro 2012 às 15:48
Eu creio que o nao permitir cancela o Livre Arbitrio que nos foi concedido. Creio que o Amor ao Próximo é suficiênte para a convivencia humana. Paremos de julgar os atos alheios. Primeiro vamos curar os nossos egos, e fazer uma introspectiva para conhecer melhor o nosso interior. ! Tenho 3 Tatuagens e sempre fui Espírita! Minha Vovó já era Espírita quando meu Pai nasceu. Tem pessoas que já nascem com sinais no corpo físico e outras, como nós, que escolheram tatuar-se depois. Eu nao deixei de praticar os mandamentos do Mestre Jesus por isso. As marcas que os sentimentos negativos e as ofensas causam é que devem ser combatidas, mas tb com muito Amor! Beijos de Luz!
Mila Comentário de Mila em 26 janeiro 2012 às 15:21
Parabéns pelo texto esclarecedor. Ás vezes fazemos coisas sem ao menos ter noção da consequência no nosso mundo,imagine no mundo espiritual,ainda mais que vivemos em tempos que a valorização ao corpo é algo tão presente em todos os âmbitos,quer seja pessoal e muito maior no âmbito profissional. A tatuagem passou a ser vista como adorno de moda ou expressão de sentimentos!!!...Espero que tudo isso sirva de reflexão quando a questão é cuidar do corpo que estamos ocupando na nossa jornada de vida!!
marcelino roberto poltronieri Comentário de marcelino roberto poltronieri em 26 janeiro 2012 às 12:29
bom,estes ardonos corporais,alem de modismo,a maioria nao sabe o seu significado.sao deformaçoes do corpo,tendo a serem vistos como pessoas de viçios e violentas.isto devido ao seu verdadeiro objetivo desde a antiquidade.porem se todos analisassem sobre o mesmo,sendo doutrinadas,e sabedoras de seus atos,nao fariam isto com o corpo.       exitem varios modismo copiados da midia,que desqualifica as pessoas.  paz e muita energia para todas as pessoas e reflexao sobre o assunto antes de decidir.  agradeço pela leitura exposta.
Mauricio Brandao Comentário de Mauricio Brandao em 26 janeiro 2012 às 11:21
Achei ótima explanação, Vejo que hoje os homens, e tb as mulheres, amam muito pouco seus corpos ( nao que tenhamos que ser narcisistas) se enchem de venenos como bebidas alcoolicas e tb refrigerantes, pq nao? fumam, e tem uma vida desregrada, e onde o que manda é o modismo. Disto, deriva-se hoje a liberdade de fazer o que quiser consigo mesmo, estrapolando-a como libertinagem, e como tudo que fazemos de errado quando criancas ou joven, somente mais tarde nos arrependeremos! parabens!
Adalgiza Caldeira S. de Andrade Comentário de Adalgiza Caldeira S. de Andrade em 26 janeiro 2012 às 10:25
Maravilha de texto! Parabéns ao autor.
Alan Piaui da Costa Comentário de Alan Piaui da Costa em 26 janeiro 2012 às 9:21
Essa é uma dessas mensagens que chega á criatura pelas mãos da Espiritualidade e vem gravada as bençãos de Deus; Pois, Eu estava pensando em fazer uma tatuagem. Derepente chega em minhas mãos este tema que me atrai e me faz refletir. Obrigado Senhor por mais esta Oportunidade de recobrar minha consciência existêncial. Aleluia (Alegria).
Márcia Conceição Comentário de Márcia Conceição em 26 janeiro 2012 às 8:59
Mais lembrando mesmo o que importa na nossa caminhada é o amor incondicional que temos para com nós e o nosso semelhante seja ele quem seja isso é que vale o AMOR.
Carlos Cesar Barro Comentário de Carlos Cesar Barro em 26 janeiro 2012 às 8:31
Concordo com a forma que o assunto foi abordado.. Hoje em dia, na maioria das vezes, se usa a tatuagem para chamar a atenção para algum atributo físico buscando a sensualidade e a sexualidade exagerada. Claro que o corpo não não determina a condição moral da criatura, mas pode refletir as suas vontades e desejos, como por exemplo: as pessoas excessivamente malhadas e plastificadas, mostrando um apego excessivo ao próprio corpo. Mas como já foi dito, não nos cabe a julgar ninguem, mas temos o dever de esclarecer e orientar para evitar sofrimentos futuros. Não devemos fazer nenhum tipo de preconceito, todos nós somos irmãos e é assim que devemos agir perante as diferenças fisicar e espirituais. Pois ser diferente é normal no mundo em que vivemos..
Leila Laface da Silva Comentário de Leila Laface da Silva em 26 janeiro 2012 às 8:03
Doutrina abençoada essa que nos chama ao estudo, ao esclarecimento e à renovação. Esse é mais um tema analisado sob o aspecto das palavras de Jesus quando nos ensina que o que sai da boca do homem é que o macula. Eu não tenho tatuagem nem piercing, mas nem sempre meus olhos foram bons; sei que com paciência e determinação, um dia eu terei extirpado o "fariseu" que existe em mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paz e Alegria! Sua contribuição é muito importante para nosso aprendizado! Compartilhe suas idéias! Sugira novas fontes de pesquisa,filmes, livros,videos sobre o tema!