sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Reencarnação (conferência)
Por Blog de Espiritismo http://blog-espiritismo.blogspot.com/



Nesta última sexta-feira a palestra no Centro de Cultura Espírita, em Caldas da Rainha, abordou o tema da Reencarnação.

Uns acreditam, outros questionam ou duvidam, mas a verdade é que a reencarnação é sempre um tema apelativo. Tão apelativo que muitos cientistas pesquisaram esta área, e chegaram a conclusões de que muitos dos casos que pesquisaram evidenciam a reencarnação. Mas, não só pela via cientifica se pode comprovar, mas sim também pelas comunicações mediunicas em que os Espíritos dão determinados detalhes, que depois são pesquisados e se confirmam.

A reencarnação evidência outra coisa: a imortalidade da alma.

Todos temos uma vida, dado que fomos criados, simples e ignorantes por Deus, e continuaremos nossa caminhada, no aperfeiçoamento, até que um dia façamos parte do mundo onde habitam os Espíritos Puros. Para chegar até esse ponto, vamos tendo várias reencarnações, nascendo em novos corpos de carne, tendo novas etapas na vida, com novas famílias, novos trabalhos, novas oportunidades. Esta explica as diferenças entre os Homens, o porquê de nascerem com condições diferentes entre si, quer no intelecto, ou moral, ou económico, de saúde, etc...

Só assim percebemos o porquê dessas diferenças, pois que a Justiça Divina não desampara ninguém, e a todos dá as mesmas possibilidades.
A palestrante destacou que somos constituídos por Espírito, Perispírito, e ainda Corpo Físico.

É no perispírito que estão arquivadas todas as nossas lembranças vividas no pretérito, e assim todo o conhecimento vivido e adquirido, sem que, o percamos a cada nova existência. Assim, todas as nossas tendências actuais, todo o conhecimento, todas as provas por que passamos, fazem ligação com o passado, e assim se demonstra a importância do perispírito. Este é o corpo do Espírito, que o acompanha na sua caminhada, e com a evolução do espírito este fica mais etéreo, até chegar ao ponto se confundirem os dois.

Foram projectadas, na sala onde decorria a palestra, 7 perguntas, sobre reencarnação, que foram feitas ao Dr. Ricardo Di Bernardi, médico homeopata geral e pediatra, espírita, palestrante e autor de diversos livros.

- Qual o número de vezes que já reencarnamos? Dizem que são 7, é verdade?

(*)Di Bernardi salientou que a reencarnação varia de individuo para individuo, pois tem a ver com o esforço deste na sua caminhada nas diversas existências. Não existe, portanto, nº fixo de reencarnações.

- De quanto em quanto tempo o Espírito reencarna?

Não existe uma tabela que defina o espaço entre reencarnações.

Para os Espíritos mais primitivos a reencarnação dar-se-á de forma mais rápida, no que ao tempo diz respeito. Sabe-se que tudo tem a ver com as necessidades do Espírito, pelas provas e aprendizagem porque tem de passar.

- Quem é que escolhe o tipo de vida que vamos levar na Terra quando reencarnamos?

Quando se trata de um Espírito que se recusa reencarnar, ou que ainda não tem noção das provas por que tem de passar, são os Espíritos Superiores que o orientam, pois estes sabem quais as provas pelas quais terá de passar. Assim, podemos observar que muitas vezes o Espírito reencarna de forma compulsória e durante a sua vida terrena pode mostra-se, em muitas situações, de forma contrariada.

Quando o Espírito tem noção dos seus actos, ele mesmo escolhe o tipo de provas pelas quais pretende passar, pois sabe que estas são precisas ao seu adiantamento.

- O esquecimento das vidas passadas é necessário? e porquê?

Sim, porque nem tudo nos é permitido saber.

Todos já cometemos actos que se hoje fossem do nosso conhecimento decerto nos envergonharíamos de os ter cometido.

Assim Deus oculta-nos esse conhecimento, e só assim é possível convivermos no círculo familiar, pois que faríamos se soubéssemos que o nosso parente, ou amigo, foi o nosso algoz numa vida passada? De certo isso nos condicionaria o livre-arbítrio, bem como o colocar em prática o que Jesus nos ensinou: o Amor.

- Seria possível um ser humano renascer como animal?
Não. Isso seria retroceder na escala evolutiva.

"A reencarnação, como os Espíritos a ensinam, se funda, ao contrário, na marcha ascendente da Natureza e na progressão do homem, dentro da sua própria espécie (...)", em O Livro dos Espíritos.

- O que o Sr. acha que foi em vida passada?

Todos fomos menos evoluídos, quer no intelecto quer moralmente; todos fomos mais egoístas, mais intolerantes.

Allan Kardec perguntou aos Espíritos se podíamos saber o que fomos em vidas passadas, ao que estes responderam para vermos nossas tendências actuais. Assim, pela nossa forma de agir, pelos obstáculos que temos, pelas limitações, quer também pela fé, esperança que temos, podemos fazer um juízo sobre o que teríamos sido no pretérito.

- Em termos de reencarnação, como vocês espíritas vêem a posição da Terra no contexto do Universo?

Podemos observar a escala dos mundos que os Espíritos ditaram a Kardec. Estes apontam 5 grandes classes de mundos (Primitivos; Expiação e provas; Regeneração; Ditosos ou felizes; Puros). A Terra, encontra-se na categoria de Expiação e provas, onde o mal ainda se supera ao bem, e onde o Espírito tem de expiar sua conduta, pelos erros que cometeu. No entanto, no planeta Terra o Espírito também pode ter missões, que o engrandecem, e que lhe atestam a perseverância e evolução.


A reencarnação possibilita a evolução do Homem, pois a cada existência ele fica mais próximo de Deus. A reencarnação não é uma punição, mas antes uma oportunidade que Deus dá a todos, de forma a repararmos nossas faltas, aprender com elas, e caminharmos na evolução que nos está destinada.



(*) As respostas não são transcrições das respostas dadas pelo Dr. Ricardo Di Bernardi, mas sim um resumo entre o que ele respondeu e o que se debateu na presente palestra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paz e Alegria! Sua contribuição é muito importante para nosso aprendizado! Compartilhe suas idéias! Sugira novas fontes de pesquisa,filmes, livros,videos sobre o tema!