NÃO HÁ SEPARATIVIDADE
Evidentemente, sabeis que não há separatividade
nem competição entre os espíritos benfeitores, responsáveis pela espiritualização
da humanidade. As dissensões sectaristas, críticas comuns entre adeptos
espiritualistas, discussões estéreis e os conflitos religiosos, são frutos da
ignorância, inquietude e instabilidade espiritual entre os encarnados. Os
Mentores Espirituais não se preocupam com a ascendência do Protestantismo sobre
o Catolicismo, do Espiritismo sobre a Umbanda, dos Teosofistas sobre os
Espíritas, mas lhes interessa desenvolver
nos homens o Amor que salva e o Bem que edifica!
OS HOMENS DEVEM RESPEITAR A
PREFERÊNCIA ALHEIA
Todas as coisas são exercidas e
conhecidas no tempo certo do grau de maturidade espiritual decada ser. Em
consequência, ser católico, espírita, protestante, umbandista, teosofista,
muçulmano,budista, hinduísta, esoterista, ateu não passade uma experiência
transitória emdeterminada época do curso ascensional d oespírito eterno!
As polêmicas, os conflitos
religiosos e doutrinários do mundo não passam de verdadeira ilusão. É tão
desairoso para o católico combater o protestante, ou o espírita combater o umbandista,
como em sentido inverso, pois os homens devem respeitar-se mutuamente na
preferência alheia, segundo o seu grau de entendimento espiritual.
SECTARISMO É UM RESÍDUO DO PRIMITIVISMO
O sectarismo religioso, como todo
sectarismo, não é mais que um resíduo das fases primitivas da evolução humana.
À proporção, porém, em que a humanidade evoluí, o espírito humano se larga, superando
barreiras e destruindo fronteiras. O homem se universaliza. Sua mente se abre a
uma compreensão mais ampla do mundo. Para o sectarista, só os da sua seita
prestam, só eles estão certos e merecem proteção de Deus.
O ESPIRITISMO É UNIVERSALISTA
o Espiritismo é doutrina
universalista porque o principal motivo de sua atuação e existência são osacontecimentos
e problemas derivados do Espírito, isto é, da entidade universal. O Espiritismo
é universalista, mas não lhe cabe a culpa se alguns espíritas desmentem essa salutar
conceituação e desperdiçam seu precioso tempo no julgamento e agressividade
mental aos demais trabalhadores da espiritualidade.
O Espiritismo não se proclama o
único meio de salvação humana, nem se diz o detentor exclusivo da verdade. Do
ponto de vista espírita, todas as religiões são formas de interpretação da
suprema verdade, e todas conduzem o homem a Deus, quando praticadas com
sinceridade.
O que importa, como dizia Kardec,
não é a forma, mas o espírito. De uma vez por todas, os espíritas precisam
libertar-se dos resíduos sectaristas.
E SPIRITISMO CATOLICISMO PROTESTANTISMO UMBANDISMO
Certo Errado Errado Certo Minha
Verdade Tua Verdade
O AMOR É A MAIOR VERDADE
Em outras palavras, é
completamente inútil o combate que movemos contra as idéias que não admitimos.
A verdade é uma só e, um dia, raiará para todos, como o Sol que aquece e
ilumina todos os quadrantes do Planeta. O que o Cristo espera de seus tutelados
é a união de propósitos em torno do bem,
é o trabalho incessante em favor de nossa iluminação individual, é a promoção
intelectual, moral e espiritual de nossos irmãos em humanidade. Somente
praticando a fraternidade e a tolerância poderemos ajudar a construção do mundo
sem barreiras que será o Reino de Deus na Terra.
Recordemos do que nos disse o
apóstolo Paulo: “Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não
tiver amor nada serei; Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos
os mistérios e toda a ciência, se eu não tiver amor nada serei; Ainda que tenha
tamanha fé, a ponto de transportar montanhas, se não tiver amor, nada serei e
nada disso se aproveitará”.
ORIGEM DO MEDIUNISMO
A Africa foi colonizada em parte
pela India e pelo Egito, que desde a antiguidade praticavam o mediunismo. Portanto,
o Afro-mediunismo tem suas origens no antigo Egito, na Índia, na China, na
Pérsia, na Caldéia, na Hebréia, na Arábia, na Babilônia, na Germânia e na Gália.
O Afro-mediunismo foi trazidos
para o Brasil através dos escravos a partir do ano de 1600. O Espiritismo
surgiu na França em 1857 e veio para o Brasil somente próximo ao ano de 1900.
Portanto a origem do Afro-mediunismo nada tem haver com o Espiritismo.
ORIGEM DA UMBANDA
Em fins do século 19, existiam,
no Rio de Janeiro, várias modalidades de culto que denotavam,nitidamente, a
origem africana, embora já bem distanciadas da crença trazida pelos escravos.
A magia dos velhos africanos,
transmitida oralmente, através de gerações, desvirtuara-se mesclada com as
feitiçarias provindas de Portugal onde, existiram sempre os feitiços, as rezas
e as superstições.
Oficialmente a Umbanda é uma
religião brasileira, fundada em 15/11/1908, através do médium Zélio Fernendino
de Moraes. A Umbanda, é um movimento de natureza religiosa e mediúnica, que tem
como base o mediunismo.
O certo é que a doutrina de
Umbanda, atualmente praticada no Brasil, deriva fundamentalmente do culto
religioso com raízes exclusivamente africanas, que fundiu suas crenças
supersticiosas e intercâmbio com os antepassados, na mistura do culto católico,
de ritos e práticas ocultas dos ameríndios. Ademais, esse sincretismo
religioso ainda influenciou-se fortemente pelo ocultismo e peloEspiritismo,
adotando-lhe algumas práticas, preces e postulados.
ESPIRITISMO NÃO ADOTA NEM CONDENA
AS PRÁTICAS EXTERIORES
O Espiritismo não adota em seu
seio o uso de símbolos, ritos, hierarquias religiosas, práticas feitichistas,
adorações, cantos folcloricos, porque a sua composição doutrinária cuida precipitualmente
de libertar o Espírito de formas transitórias do mundo. O Espiritismo, como
sistema ou doutrina dos Espíritos, firma os seus postulados nas bases principais
transmitidas do Além, enquanto a Umbanda, na atualidade, ainda é sincretismo
religioso, ritos e costumes religiosos de diversas raças e povos. Mas não se
pode censurar o uso de tais apetrechos, cerimônias e costumes primitivos na
Umbanda porque trata-se de movimento espiritualista com práticas e princípios
diferentes da codificação Espírita Kardecista.
RELIGIOSOS VINCULADOS ÀS PRÁTICAS
EXTERIORES ACOMODAM-SE MELHOR
NA UMBANDA
Não pretendemos fazer distinções
de qualidade espiritual ou doutrinária entre Espiritismo e a Umbanda; porém
assinalamos que os crentes de outras religiões acomodam-se mais facilmente nos terreiros,
porque ali encontram um sucedâneo para expressar a sua emotividade religiosa.
Os religiosos ainda vinculados à
adoração de imagens, a rituais, cânticos, incenso, ladainhas,promessas, velas,
santos e outros aparatos do culto exterior, encontram na Umbanda um clima algo
familiar, que os acostumam no intercâmbio com os espíritos desencarnados, não
sendo difícil mais tarde, a sua adesão fácil aos postulados do Espiritismo
codificado por Allan Kardec.
Aprendem, com os pretos-velhos e
caboclos, a realidade da doutrina da Reencarnação e da Lei do Carma, que não
aprendiam antes nas igrejas e templos religiosos.
FAMILIARIZA-SE COM OS CONCEITOS
SEM DAR UM SALTO BRUSCO
Embora o Espiritismo ofereça
compensações elevadas no campo da espiritualidade mais pura, é sempre mais
difícil a este tipo de religioso abandonar sua igreja com suas imagens, luzes,
flores e cânticos. É um salto muito brusco para este tipo de religioso, seria
deixar de modo muito súbito tudo que lhe é tão familiar e simpático. Durante o estágio da Umbanda ele familiariza-se
com a técnica das comunicações, aprende as sutilezas do mundo invisível e
confia na proteção dos "caboclos" ou "pretos-velhos", entre
santos e rituais que lhe são simpáticos.
ESPIRITISMO E UMBANDA SÃO MUITO
DIFERENTES
Não é conveniente confundir ambos
os gêneros de trabalho e função do Espiritismo e da Umbanda. O Espiritismo
abrange o conjunto de criaturas que já se mostram em condições de ativar o seu
progresso espiritual independentemente das formas do mundo; Não tem rituais e
nem se preocupa com exterioridades e problemas de ordem exclusivamente
material.
A Umbanda, no entanto, é mensagem
endereçada aos homens que ainda requerem o ponto de apoio no rito, das imagens,
dos símbolos e do fenômeno mediúnico, para focalizar a sua emotividade
religiosa. Mas não importa se o indivíduo é espiritista ou umbandista, porém,
interessa a sua conduta e o seu procedimento junto à humanidade! Ninguém vale
pela sua crença, mas sim pelas suas obras. Em matéria de religião de
espiritualismo, Umbanda ou Espiritismo, o que mais vale é a bandeira do amor e
da caridade, sem preconceitos.
A UMBANDA É MEDIUNISMO, MAS NÃO É
ESPIRITISMO!
É doutrina que admite a Lei da
Reencarnação e o processo de Causa e Efeito do Carma, também os mais sinceros louvores pelas curas
dos enfermos e obsidiados. Juntamente com as falanges de Espíritos primários ou
pagãos, também operam na Umbanda Espíritos de elevada estirpe espiritual,
confundidos entre pretos velhos, caboclos, índios ou negros, originários de
várias tribos africanas. Os mentores de Umbanda, no momento, preocupam-se em
eliminar as práticas obsoletas, dispersivas e até censuráveis, que ainda
exercem os umbandistas alheios aos fundamentos e objetivo espiritual da
doutrina.
TRABALHADO DE CONJUNTO NO PLANO
ESPIRITUAL
Vejamos o que diz no livro
“Aruanda” - (Robson Pinheiro e Angelo Inácio) No capítulo 12 –
Libertação: “Alguns médiuns
reencarnam com o psiquismo e a vibração apropriada para os trabalhos de
terreiro, enquanto outros são preparados vibratoriamente para o Espiritismo. Alguns
espíritos podem ser atendidos e tratados num centro espírita e outros são
encaminhados para uma tenda umbandista. Muitos espíritos oferecem a
possibilidade de serem socorridos através do diálogo fraterno ou terapia
espiritual, que despertará suas mentes para as leis da vida, portanto
demonstram predisposição para uma sessão espírita.
Mas nem todos são iguais, há
aqueles que não tem o perfil psicológico e espiritual necessário. Precisam do
impacto anímico-mediúnico dos chamados médiuns de terreiro, com os quais
encontram maior afinidade. Nesse contato intenso com o ectoplasma exsudado
pelos médiunsumbandistas, ganham tratamento especializado, que funciona como
uma terapia de choque. Existem Espíritos que são de tal maneira violentos e
desequilibrados no aspecto comportamental que primeiramente precisam passar por
um terreiro de Umbanda.
Experimentarão uma metodologia de
despertamento a partir da ação dos caboclos guerreiros, aos quais obedecerão
sem questionamento. Após esse primeiro contato com as energias primárias dos
caboclos, que fazem uma verdadeira limpeza energética nos perispíritos das
entidades obsessoras, que os deixam menos violentos, modificados em seu
interior e até na sua aparência perispiritual, só então são encaminhados para o
diálogo num Centro Espírita. Os espíritos atendidos precisam se reeducar
moralmente e, para tanto, são encaminhados para a conversa fraterna, numa
reunião de desobsessão no Centro Espírita. Há que se notar, porém, que, caso
estes espíritos fossem conduzidos, exatamente como estavam, a uma Casa
espírita, talvez os médiuns não atingissem os resultados esperados. Não se pode
classificar este ou aquele método como mais eficaz, mas é necessário aplicar o método
de acordo com a necessidade. Na Umbanda, os processos obsessivos mais violentos
são muitas vezes solucionados com a força guerreira dos caboclos. São entidades
temidas e respeitadas pelas falanges de espíritos conturbados e marginais do
astral inferior. Espíritos violentos e grosseiros, de comportamento
profundamente desequilibrado ou dementes espiritualmente, são muitas vezes
conduzidos para as puxadas numa casa umbandista, onde são realizados os
primeiros atendimentos. Depois, são encaminhados para a reunião espírita,
recebendo o amparo e o esclarecimento, de acordo com sua necessidade de
assimilação”.
ATUAÇÃO DA UMBANDA NO PLANO MAIS
DENSO
Vejamos o que diz matéria da
Revista Cristã de Espiritismo nº 43 página 24 matéria escrita por Norberto
Peixoto diz: “A Umbanda tem como tarefa precípua penetrar nas cidadelas do
umbral inferior, verdadeiros antros de maldade, magia negra, escravidão,
tortura e sofrimento. Buscam os espíritos imorais que já passaram dos limites
possíveis no exercício do seu livre arbítrio individual, em total desrespeito
ao do próximo, ao merecimento e carmas grupais, retendo-os e encaminhando-os
para esclarecimento nos locais devidos do astral. Desmanchando essas
organizações das sombras, estão contribuindo decisivamente para a “limpeza”
planetária das zonas abissais, auxiliando o divino mestre na evolução da coletividade
da Terra”.
UMBANDA ATUA NO PLANO MAIS DENSO
E O ESPIRITISMO NO MENOS DENSO
Os trabalhos mediúnicos de
Umbanda ajudam a atenuar as violências das entidades cruéis e vingativas que se
aglomeram sobre a crosta terráquea. As
equipes de caboclos, índios e pretos velhos experimentados constituem-se na
corajosa defensiva, segregando as entidades demasiadamente perversa quem não
sabem viver entre as outras criaturas.
O Espiritismo, como a Umbanda,
apesar do seu labor mediúnico diferente, ambos cumprem determinações do Alto e
tendem para o mesmo objetivo em comum. Enquanto a Umbanda aperfeiçoa a prática
mediúnica no campo da fenomenologia mais densa do astral inferior; O
Espiritismo doutrina os homens para a sua libertação definitiva das formas do mundo
transitório da carne!
Malgrado a aparência de ambos se
contradizerem, a Umbanda ajusta o vaso e o Espiritismo asseia o líquido; a
Umbanda aprimora a lâmpada e o Espiritismo apura a chama!
file:///C:/Users/usuario/Downloads/22-diferenasentremdiunsespiritaedeumbanda-120918123942-phpapp02.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Paz e Alegria! Sua contribuição é muito importante para nosso aprendizado! Compartilhe suas idéias! Sugira novas fontes de pesquisa,filmes, livros,videos sobre o tema!