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sexta-feira, 27 de julho de 2012

Naturezas da Mediunidade


COEM - Curso de Orientação e Educação Mediúnica
em http://www.ceuh.org.br/coem/ceuh_coem_sessao_3.pdf

3ª Sessão – Naturezas da Mediunidade
Introdução
A faculdade mediúnica, tanto natural como de prova, acompanha a vida humana, pois desde que o homem
existe, os Espíritos estão prontos a se comunicar com ele. Um estudo da mediunidade através dos tempos exige uma ampla pesquisa no sentido de RESGATAR as contribuições dadas pelo homem da caverna, pelas pitonisas,pelas bruxas e pelos médiuns em cada etapa do desenvolvimento da sociedade.
Classificação segundo a natureza
Fácil observar-se que a mediunidade, embora una em sua essência (faculdade que permite ao homem encarnado entrar em relação com os espíritos), não o é quanto a sua natureza, ou razão de ser; variando de indivíduo para indivíduo.
Assim, destacamos:
a) Mediunidade própria ou natural
Edgard Armond a define: "À medida que evolui e se moraliza, o indivíduo adquire faculdade psíquica e aumenta conseqüentemente sua percepção espiritual. A isso denominamos mediunidade natural. (4)".
b) Mediunidade de prova ou trabalho
Faculdade oferecida ao indivíduo, em caráter precário, como uma tarefa a desenvolver, quando encarnado, com vistas à sua melhoria espiritual e a de seus semelhantes.Preparado de antemão no plano espiritual, o médium, ao reencarnar tem, no exercício mediúnico, abençoada oportunidade de trabalho.
c) Mediunidade de expiação
Há determinadas pessoas compromissadas grandemente em virtude do mau uso de seu livre-arbítrio anterior (em passadas existências), a sensibilidade psíquica aguçada é imposta ao médium como oportunidade para
ressarcimento de seus atos menos felizes do pretérito com vistas à sua libertação futura.
Esta mediunidade se manifesta à revelia da criatura e comumente lhe causa sofrimentos aos quais não se pode furtar.
A sua forma de manifestação mais comum é a obsessão que pode atingir até o estagio de subjugação.
d) Médiuns missionários
Convém lembrar que, além dos aspectos acima referidos, excepcionalmente podemos encontrar médiuns que são verdadeiramente missionários do plano espiritual, entre os homens, os quais, pelos seus elevados dotes morais e espirituais, se tornam, a título de testemunho, em instrumentos da vontade Divina, em favor da humanidade.
Aspectos da mediunidade própria ou natural
A sensibilidade mediúnica oriunda do trabalho perseverante do espírito é resultado de seu próprio esforço.
Como toda conquista espiritual, demanda perseverança e seu aperfeiçoamento se faz através das reencarnações,seguidas de idêntico empenho no plano espiritual.
Conquistada essa sensibilidade, transforma-se num atributo do espírito – patrimônio intransferível de sua
individualidade. Isenta dos percalços naturais, inerentes às provas e expiações, a sensibilidade psíquica conquistada é de caráter definitivo.O seu exercício não acarreta sofrimentos e permite o intercâmbio espontâneo com as entidades espirituais, sem necessidade do trabalho mediúnico de caráter obrigatório.
Por estar ao alcance de todos, paulatinamente, caminhamos para a conquista deste atributo, através do qual
contaremos com maiores recursos de identificação com o plano espiritual.
A expressão fenomênica característica das demais manifestações mediúnicas cede lugar a intuição pura e simples e as incursões da alma no plano extrafísico.A sua característica principal é, portanto, a intuição.
As relações entre os Espíritos e os médiuns se estabelecem por meio dos respectivos perispíritos, dependendo a facilidade dessas relações do grau de afinidade existente entre os dois fluidos. Combinando os fluidos perispiríticos, os Espíritos não só transmitem aos médiuns seus pensamentos, como também chegam a exercer sobre eles uma influência física, fazem-nos agir e falar à sua vontade.
Podem os espíritos manifestar-se de uma infinidade de maneiras, mas não o podem senão com a condição de acharem uma pessoa apta a receber e transmitir impressões deste ou daquele gênero, segundo as aptidões que possua. Da diversidade de aptidões decorre que há diferentes espécies de médiuns.
Aspectos da mediunidade de prova ou trabalho
A sensibilidade mediúnica é concedida como uma oportunidade de trabalho para a criatura.
Conferida em caráter transitório, por empréstimo, segundo programação no plano espiritual, antes do reencarne do médium, pode ser suspensa por iniciativa da própria espiritualidade, consoante o uso que dela fizer. Seu despertar é quase sempre cercado de recursos alertadores, com vistas à segura orientação do médium. Respeitado o livre-arbítrio do médium, este pode ou não atender ao compromisso assumido na espiritualidade. Dispondo-se ao exercício mediúnico, além do aprendizado natural e excelente oportunidade de serviço, conta o médium com possibilidades de reajustar-se frente aos problemas de seu passado. Recusando-se ao trabalho, no entanto, normalmente, retorna ao plano espiritual mais compromissado, em virtude do menosprezo da oportunidade que lhe foi concedida.
Aspectos da mediunidade de expiação
A sensibilidade mediúnica é imposta ao médium para reajustes necessários, determinados pelos seus atos menos dignos do passado de culpas.Manifesta-se independente da vontade atual do médium e muitas vezes à sua própria revelia. Pelo seu caráter expiatório, pode cercar-se de determinados sofrimentos físico-psíquicos, que serão amenizados, ou mesmo eliminados pela perseverança do seu portador no trabalho mediúnico, dentro da seara cristã.
Independente de qualquer iniciativa visando ao seu desenvolvimento, a mediunidade surge, nem sempre branda,às vezes, violentamente, surpreendendo o próprio médium e aqueles que o cercam.
Tão logo surja esta manifestação, deve o médium ingressar numa reunião de Educação Mediúnica para melhor capacitar-se no devido controle de suas faculdades, com vistas ao seu exercício cristão.
Comumente manifesta-se sob o aspecto de obsessão e, se o médium não busca os recursos evangélico doutrinários indispensáveis a sua auto-educação, pode cair nas tramas da subjugação..
Anotações e Indicações Bibliográficas
(1) "O Livro dos Médiuns", Allan Kardec - FEB - 29ª edição
(2) "Os Mensageiros", André Luiz - FEB - 4ª edição
(3) "Nos Domínios da Mediunidade", André Luiz - FEB - 2ª edição
(4) "Mediunidade", Edgard Armond - LAKE - 9ª edição

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