A LUZ DO SOL QUE É DEUS!!

A LUZ DO SOL QUE É DEUS!!
PAZ E ALEGRIA!!!

domingo, 8 de agosto de 2010

RECICLAGEM DE PENSAMENTOS

REVISTA UNIVERSO ESPIRITA Nº 64 ANO 6 - 2009.
SEI QUE NADA SEI: ASSUMIR QUE SE TEM CONHECIMENTO SOBRE CERTAS COISAS É DIFERENTE DA VAIDADE DO SABER. POR CRISTINA HELENA SARRAF (GRUPO ESPIRITA DE INICIATIVAS DOUTRINARIAS - CEM- jornalcem@yahoo.com )

    Essa famosa frase do filósofo grego Sócrates (470 -399 a.C.)tem sido entendido como sinal de modéstia ou como recurso de retórica.Mas,poderia ser a manifestação de sua constatação de que,por mais que soubesse,quanto mais ele avançava em conhecimento,mais se abriria sua percepção do que ainda precisaria saber.
    A frase nos convida também a nos posicionarmos face ao que sabemos e não sabemos.Nenhum saber é absoluto ou representa exclusivamente a verdade.Todos sempre estão em algum degrau,havendo os de cima e os de baixo,nessa escada infinita.
    O Espiritismo nos ensina que o progredir dos Espíritos não tem termo,sempre há algi que ainda é preciso desenvolver ou adquirir.
    No entanto,apesar de insipientes,é cero que sabemos muita coisa.Assumir esse fato com naturalidade facillita e dá apoio ao processo de aplicação do conhecimento,fase mais longa, predegosa do processo de evolução espiritual,com sucessos ou insucessos a cada nova oportunidade.É nessafase que o conhecimentosai do intelecto e vai sendo "incorporado" pelo ser,acabando por compor a personalidade.Sem as múltiplas experimentações,o saber fica a teoria,que pode ser bela e interessante,mas move só as idéias e não a vida.
SEMPRE NOVOS APRENDIZADOS
No correr da existência,aprofunda-se o entendimento das idéias,amplia-se a extensão das aplicações e produzem-se mudanças e novas rotinas comportamentais.Estas acabam pedindo reciclagem ou aprofundamento do conhecimento teórico,que por sua vez pede mais aplicação.E o ciclo se refaz.
     É por isso que ningume morre nas mesmas condições mentais e comportamnetais que tinha quando nasceu;e esta  é também a razão dos mais idosos geralmente mostrarem-se cheios de sabedoria.
     Mas, talvez você se pergunte:"se Sócrates disse que nada sabia,como posso eu dizer que sei?Melhor seria assumir a ignorância!"Mas essa postura esdrúxua,leva a duvidar de si,enfraquecendo as próprias qualidades,ou fingir-se ignorância,para parecer modesto.
     As delimitações  da verdadeira modéstia se fazem no auto-reconhecimento do próprio limite.De que sei um tanto sobre "isso",nada sobre "aquilo" e muito pouco sobre "aquele assunto".
    "Isso eu sei",dito com empáfia e prepotência,soa mal e cria antipatia;mas se falado com simplicidade de quem sabe que não sabe tudo,estabelece empatia,coerência e permite um ajuizamento.
      Quer ver?Leve seu carro para um mecãnico que diz:"é,eu nada sei,mas vou ver o que posso faer".Certamente voc~enão deixará o carro ali.Numa aula,se o profesor diz nada saber,os alunos vão embora.Um palestrante que diga saber tudo sobre o tema,denota o orgulho que "subiu à cabeça" e leva(ou deveria levar) os ouvintes,atentos,a terem muito cuidado em aceitar suas informações.
      Valorizar-se é necessário,mas não pode ser sinônimo de "ser o dono da verdade"ou "subir num pedestal".
       O auto-reconhecimento,nascido do tanto que se tenha de autoconhecimento,é a condição para trabalhar,reciclar e desenvolver o que ja se sabe.É a constatação do quanto ja foi aprendido,partindo de um desconhecimento anterior.
       O tempo que vivemos em geral nos oferece uma grande quantidade de recursos para aquisição de saber,bem como para revisão de posturase hábitos de ser.
      O Espiritismo,entre outras sugestões,traz a de Santo agostinho,expressa em O LIVRO DOS ESPÍRITOS,de Allan KArdec,que trata do auto-conhecimento.O mesmo foi ensinado por Sócrates,que certamente sabia o quanto sabia,sabendo que isso eta quase nada,diante da infinidade de conhecimentos que se pode adquirir nas múltiplas vidas e nos inúmeros lugares do Universo infinito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paz e Alegria! Sua contribuição é muito importante para nosso aprendizado! Compartilhe suas idéias! Sugira novas fontes de pesquisa,filmes, livros,videos sobre o tema!