O CÉU E O INFERNO
Amigos do JEMB,
Ontem tivemos a seara dos trabalhadores de nossa casa. Estivemos por lá,Gileno,Bruno, Adriana e eu.
O tema foi o Nada e o Porvir , primeiro capitulo do Livro O Céu e o Inferno de Allan Kardec.
Se o LIVRO DOS ESPIRITOS TRATA DA FILOSOFIA ESPIRITA. O LIVRO DOS MEDIUNS TRATA DA BASE EXPERIMENTAL - CIÊNCIA, E ,O EVANGELHO A LEI MORAL, O LIVRO O CEU E O INFERNO NOS APRESENTA O MUNDO ESPIRITUAL.
Kardec trabalha a partir do grande questionamento que o ser humano se faz desde os primórdios da humanidade.Há vida após a morte? è para sempre ou para nunca? Serei melhor ou pior?
E, junto a estes questionamentos, nos demonstra a nossa fragilidade diante da idéia da morte, fenômeno tão real e positivo como esta escrevendo neste momento no blog.O ditado popular diz "A única coisa certa na vida é a morte,do resto só Deus sabe."Isso é fato, a morte é certa.. E, essa idéia amedrontadora,aterrizadora, de deixar de existir repercute em nossa alma constantemente.
Destas inquietaçoes ,do pensar humano,surgiram as mais diversas doutrinas apresentadas de forma sucinta por Kardec. A Niilista, onde tudo acaba em nada.Nada exite apos a vida material.Não existe passagem da vida corporal para a vida espiritual. Deus não existe.Deus é morto.E, se Deus é morto,tudo é permitido.Com a crença no nada surgem novos pensamentos inquietantes. Pra que estudar?trabalhar?pra que me preocupar com o futuro se ele nao existe?Por que me privar de satisfazer meus desejos, se ser bom ou mal não me tras nenhuma consequencia no futuro?Como dizer a alguem que nao se mate,se para ela a morte encerra tudo.Como dizer que nao mate o outro,se na morte ele nao mais existira nem nenhum registro de si. Neste caso, a alma passa a ser um efeito do corpo material e nao sua causa.Findo o corpo,finda a alma.
E, com estes pensamentos,amplifica-se o egoísmo,enterra-se a solidariedade e a sociedade,que passa a ser regida pela lei do mais forte e do mais esperto causando o caos na convivencia social.
Outras doutrinas,menos absolutas ,afirmam que viemos e voltaremos a fazer parte de um Todo Universal parte do Universo.Não é teísta.Não crer em Deus.E, não é menos angustiante, pois dessa forma estaremos deixando de existir tambem. Seremos absorvidos,perderemos nossa personalidade e tudo que ela nos acrescenta,nossas afeiçoes mais importantes.È o nada do mesmo jeito.
Esse pensamento evoluiu e chegamos ao Panteismo, que tem a mesma doutrina da fagulha universal só que ja reconhece um Deus.Tudo é Deus.Nela tambem, perderemos a nossa identidade espiritual pois fariamos parte do todo que é Deus.Mais uma absorvidos,sem individualidade,sem historia, nem futuro,mais uma vez o nada.
Ao longo da historia novas doutrinas teístas foram surgindo e aproximando o ser humano na sua busca pela divindade. Data de 12.000 anos A.C., era Neolitica,o primeiro registro de um "túmulo" onde ao lado do corpo estava alimento e armas. Denotando uma clara preocupação com as necessidades do decujo no outro lado da vida. Isso demonstra ,comprova, que o homem sempre teve a intuição natural de que não é aqui o final. Encontramos outros pensamentos em doutrinas diversas,como o Hinduismo, o Budismo, o Judaismo ( considerada a realigião mais antiga descente de Abraao ), o Ilamismo , Cristianismo entre tantas outras.
Todas elas ,cumprem a divina tarefa de fazer com que a credulidade do ser humano numa vida apos a morte se consolide.Ajudam na evolução espiritual e social dos homens, porque influenciam com suas normas de condutas /moral/espiritual comportamentos positivos voltados ao bem comum, a solidariedade, a dominação dos proprios instintos. Deslumbra penas e gozos,apresentando-lhes um código penal espiritual a de seu contexto histórico e cada uma registrada segundo a sua sensibilidade e interpretação,
Estas doutrinas religiosas influenciam até hoje o codigo penal material,dando destaque para os 10 mandamentos de Moises,utilizados como uma das bases do codigo penal de diversos países.
Na maioria delas, as penas ou os gozos sao eternos. A Justiça Divina é questionável. Não (co)respondem as expectativas e duvidas do ser humano e propiciam que a semente da incredulidade germine em suas almas.
O Espiritismo, na obra o Céu e o Inferno, codificada por Kardec ha 145 anos ( 4º Livro publicado) apresenta a Justiça Divina , como um processo Justo e bem elaborado.Onde tudo,todos atos e pensamentos são considerados. Mostra um Deus Misericordioso, que não pune nem premeia.Acaba com a Doutrina dos Privilégios e com a fatalidade. O homem aprende que ele é o senhor de seu destino,que suas açoes ,pensamentos e emoçoes constroem pedra a pedra a estrada da sua passagem para a vida espiritual.
Fala de um imenso amor cuja fonte é o próprio Deus, o nosso Destino.
Espero ter dado um breve resumo do que conversamos por lá. Paz e Alegria!!
Bella
Embarque em uma jornada de autodescoberta e transformação espiritual com nosso blog. Aqui, buscamos a meditação, a paz interior e a cura emocional como ferramentas para a busca de si mesmo. Nossos conteúdos abrangem temas que fazem bem a nosso espírito,histórias inspiradoras que iluminam o nosso caminho para a espiritualização. Celebramos a rica tapeçaria do conhecimento da vida,sem distinções.Apreciamos o belo,as trocas significativa, um espaço seguro para compartilhar, aprender e crescer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Paz e Alegria! Sua contribuição é muito importante para nosso aprendizado! Compartilhe suas idéias! Sugira novas fontes de pesquisa,filmes, livros,videos sobre o tema!